Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Após enchente, famílias recebem kit alimentação

A Prefeitura com apoio do Governo e Exército Brasileiro realiza etapa final da operação pós-enchente. Na sexta-feira (05), equipes de campo finalizaram a ação com entrega de kit alimentação (sacolão) para as vítimas da alagação que optaram por permanecer em suas casas suspensas.

Maria José, 26 anos, grávida de 9 meses, foi uma das moradoras da Rua Barra Verde, do bairro Taquari que optou por ficar em casa durante o período da enchente, e disse não se arrepender. “Fui muito bem ajudada. Fiquei porque não quis sair da minha casinha. E não pensei que fossem ajudar a gente. Eles vinham aqui na porta deixar água mineral de canoa. O que a gente precisasse era só falar com eles. Mas não precisei sair de casa, graças Deus”, comentou dona Maria, mãe de mais dois filhos.

Com 1,84m acima da cota de alerta, oito bairros da capital de Rio Branco foram atingidos: Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Adalberto Aragão, Airton Senna, Base, Triângulo Novo, Taquari e Seis de Agosto. Só na região do Taquari e Triângulo 788 casas, sendo 632 no bairro Taquari e 156 no Triângulo ficaram inundadas. As famílias receberam total apoio e segurança do poder público, além da distribuição de água potável para consumo diário e kits de limpeza.
 

Em cada região de Rio Branco inundada pelo Rio Acre e seus afluentes, um representante da Prefeitura ficou responsável por administrar todos os serviços de atendimento. No bairro Taquari e Triângulo, um dos responsáveis pela regional durante toda operação foi Rodrigo Forneck, presidente da Fundação Garibaldi Brasil, FGB. 

De acordo com o coordenador do bairro Taquari e Triângulo, Rodrigo Forneck, a equipe notificou toda área, para atender a população com segurança.  “Todas as casas que realmente ficaram alagadas foram cadastradas. Fizemos este controle para que todas as famílias, inclusive os idosos, mulheres grávidas, crianças, pudessem receber seus benefícios (água, utensílios de limpeza e produtos alimentícios) durante e depois da alagação”, explicou. 

 
As chuvas de março elevaram o nível das águas do Rio Acre este ano de 2013, para 15,34 metros. E para manter a segurança das 1,651 mil pessoas desabrigadas, a Prefeitura e o Governo montaram um alojamento no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. As famílias que foram acolhidas receberam acompanhamento médico e social e diversos benefícios disponibilizados no local. 


Roberta Marisa (Assessoria FGB)
Fotos: Evandro Derze


Nenhum comentário: