Ou 2: Onde está o turismo?
Ou 3: ... E os parênteses ...
Um novo lugar. A segunda reunião do Painel Temático sobre mecanismos de gestão aconteceu no auditório do Colégio Acreano. Dessa vez fiquei pensando: como será quando esse calendário acabar?* Já é a segunda semana, a sétima reunião nos encontrando para ler e discutir os artigos, incisos; comendo bolacha doce e salgada da Miragina e tomando café com leite ou sem leite ou chá.
Aos poucos o auditório foi enchendo. A discussão começou com a área de Patrimônio Cultural. Discutimos as comunidades populares, tradicionais, ayahuasqueiras, culturas afro-brasileiras... Houve até a criação de uma nova ideologia: o ‘Leninismo’, não de Lênin, da Revolução Russa, mas do... Bem, vocês sabem...
Um dos pontos polêmicos foi em relação ao Turismo. A nova proposta é que o Turismo deixe de ser um segmento de Patrimônio Cultural e passe a ser uma área com seus devidos segmentos (turismo gastronômico, ecoturismo, etnoturismo... ou, guias, turismólogos, tradutores...).
Em regime de votação, a plenária colocou a sua opinião. E sabe o que deu? EM-PA-TE! Portando, o resultado? Só na conferência (dias 5 e 6 de outubro!).
Falamos em jornalismo, incluímos movimentos sociais e discutimos também o esporte. A discussão sobre o esporte até mais se aprofundou. É que tudo é uma questão de amplitude e, acima de tudo, compreensão. E quanto mais se discute, mais fica claro que listar, elencar e/ou definir é, simplesmente, limitar. E o sujeito principal dessa discussão é puramente ilimitável.
Outra coisa é: por que é tão difícil se entender? Ô comunicação difícil... Mas enfim, a discussão continua e a capoeira trouxe outra polêmica: é arte marcial, patrimônio ou esporte? Ê crise existencial...
‘Mas e os parênteses, ficam ou não ficam?’ Poisé, foram quase uma outra polêmica os parênteses que exemplificam os segmentos em cada área. Quem concorda com o ‘Leninismo’?
E hoje (quinta-feira, 30), tem Painel Temático sobre Mecanismos de Participação (Conselho Municipal de Políticas Culturais), às 18horas, no Theatro Hélio Melo. Vejam bem, é noutro local. Ainda com direito à bolachinhas, café, leite e chá. =)
Na sexta-feira vamos ter um descanso. Sim, nós todos!
Na segunda-feira (03), a gente se encontra no Auditório Betho Rocha, lá no Cerb, durante a terceira reunião do Painel Temático sobre Mecanismos de Financiamento, agora pra discutir indicativos para o processo de revisão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
* “Como será quando esse calendário acabar?”. Essa frase foi difícil de escrever viu... Será que esse processo vai ter fim? Sinceramente, creio que não. Esse é apenas o processo inicial de uma mudança que não é pequena e que vai implicar que fiquemos cada vez mais em sintonia, seja em fóruns, em câmaras temáticas ou conferências; concordando, discordando e debatendo... E isso vai ser bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário