Reunião inicial aconteceu no sábado. Plenária decide por mudança de data
No último sábado (18), foi realizada a Reunião Inicial do Fórum Preparatório para a I Conferência Municipal de Cultura. O encontro entre a comunidade e representantes das esferas nacional, estadual e municipal aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação, tendo início às 8horas, com cadastramento dos participantes; finalizando às 18h, com plenária que decidiu pela mudança da data da conferência, que agora acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro.
A programação começou com uma mesa redonda sobre política cultural nas três esferas do poder público com Fred Maia e Keilah Diniz, representando o Ministério da Cultura; Cassiano Marques, secretário estadual de Esporte, Turismo e Lazer; Daniel “Zen” Santana, presidente da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour; João Veras, membro titular do Conselho de Cultura do Acre, além de Marcos Vinicius Neves, presidente da Fundação Garibaldi Brasil.
Na platéia, estiveram presentes aproximadamente 260 representantes do movimento cultural rio-branquense, divididos entre artistas, desportistas, professores, além de lideranças comunitárias, religiosas e afro–descedentes. Todos movidos pelo comum interesse: o fortalecimento da cidadania cultural.
Fred Maia parabenizou a iniciativa da FGB. “Através desse mecanismo, Rio Branco inaugura o fluir do fazer cultural, por meio de um processo inédito e democrático”. O gerente de articulação nacional do Ministério da Cultura refere-se à pré-proposta Sistema Municipal de Cultura, que estabelece a criação de novos mecanismos de gestão pública da política cultural.
“Nesse momento, devemos nivelar as informações entre os diversos segmentos produtores de cultura e, posteriormente formar grupos de trabalhos que debaterão e revisarão os instrumentos de política cultural propostos pela FGB”, informou Marcos Vinícius, presidente da Fundação Municipal de Cultura.
Pela parte da tarde, foi feita a leitura da Pré-proposta de Sistema Municipal de Cultura apresentada pela FGB. Na ocasião, alguns presentes já manifestaram algumas dúvidas e expuseram algumas sugestões de mudanças. Mas o documento será analisado e discutido durante as reuniões dos painéis temáticos, que deverão acontecer até a conferência, de acordo com a necessidade dos Grupos de Trabalho - GT formados para discutir cada mecanismo de gestão proposto. Em outubro, durante a conferência, a sociedade e o poder público deverão pactuar um documento a ser apresentado na Camara de Vereadores.
Revista - Os que se inscreveram receberam uma revista que constitui uma publicação inédita sobre a cultura local. Ela apresenta o resultado do I Fórum Municipal de Cultura, realizado em 2005, com diagnóstico e expectativas de desenvolvimento de cada segmento cultural de Rio Branco, bem como documentos anexos que nortearão as discussões do Fórum Preparatório para a Conferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário