Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Grupo da Melhor Idade se reúne em confraternização com gestores da prefeitura


Por Cristiane Albuquerque (Assessoria FGB)


Um animado grupo da Melhor Idade, ligado ao Centro Cultural Lydia Hammes, aproveitou a tarde da quarta-feira, 26, para se reunir em confraternização junto aos gestores da prefeitura. O encontro, que aconteceu na sede da Regional VI, no bairro do Aeroporto Velho, teve início às 16h e contou com as presenças de Osvaldo Leal, Secretário Municipal de Saúde, Eurilinda Figueiredo, Presidente da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, além de familiares dos idosos. 
O Grupo de Capoeira Recreativa para Melhor Idade, coordenado pelo mestre Moreno, abriu programação apresentando o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2004 pela FGB no Centro Cultural Lydia Hammes. 
Os alunos, homens e mulheres, a maioria com mais de 60 anos, expressavam alegria e tranquilidade ao executar com presteza alguns golpes dessa luta-arte que pelo visto não é uma prática voltada especificamente aos jovens, mas a todos aqueles que estão abertos a novos desafios. 
Para iniciar as falas Socorro Paiva, Coordenadora do Grupo da Terceira Idade, declarou seu carinho pela equipe, além de agradecer a prefeitura, em especial ao prefeito Raimundo Angelim, a FGB e ao Centro Lydia Hammes pelo trabalho desenvolvido. 
“Eu estou muito feliz com o espaço que a prefeitura nos cede. É muito importante estar à frente de um grupo como este e ver os idosos felizes. Também sou idosa e sei que quando a gente tem lazer a gente não reclama de nada” disse Dona Socorro emocionada. E sorriu ao complementar “Só começamos a reclamar quando o lazer acaba”. 
Representando a prefeitura, Osvaldo Leal, enfatizou algumas ações voltadas à saúde e ao bem-estar dos idosos realizadas por Angelim. “São mais de 31 grupos de idosos inscritos nos programas de saúde e todos recebem, além acompanhamento médico, auxílio de assistência social e acesso aos espaços de lazer” informa.
As aposentadas, Maria da Silva, Maria Cunha e Maria Pinto são colegas do grupo que se conheceram há cerca de três anos. Felizes elas comemoram o fato de estarem vivas e ativas. “Foi a melhor coisa que me aconteceu” diz Dona Maria Cunha ao relembrar as dores que sentia antes fazer ginástica. 
Dona Maria Pinto por sua vez disse que o acompanhamento médico a deixa mais tranqüila e confiante em fazer os exercícios. “Acho muito bom a gente poder medir a pressão, conversar com os médicos” completou. Já Dona Maria Silva, além da vistoria médica e ginástica também aprecia mexer o corpo ao lado de um bom parceiro. “Eu gosto mesmo é de dançar acompanhada, ouvindo um forrozinho” disse sorridente.
Ao fim da confraternização, ao ouvir o som do Grupo Recordar é Viver, as três se encaminharam depressa para o salão de dança, improvisado no auditório da sede da Regional VI, e dançando animadamente encerraram mais um encontro da Melhor Idade.

Nenhum comentário: