Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DIA MUNDIAL DO TURISMO E DIA DO TURISMÓLOGO

Por Rachel Dourado (setor de Turismo)

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, dá os parabéns aos Turismólogos e aos demais profissionais que compõem a cadeia produtiva do turismo. Sabemos que o turismo quando planejado e organizado colabora com o desenvolvimento social, proporcionando a valorização cultural e ambiental do município de Rio Branco. 
Este ano, em âmbito nacional, os profissionais avançaram com a Lei Nº 12.951, de 18 de Janeiro, que reconhece a profissão do Turismólogo e disciplina o seu exercício, marco para a atuação qualificada. A articulação foi da ABBTUR Nacional. Outra conquista foi a inclusão do Turismólogo na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, recebendo o código 1225-20, articulado pelo Instituto Brasileiro de Turismólogos. 
No âmbito estadual as conquistas foram: o Inventário da Oferta Turística; o Termo de Cooperação assinado com instituições do Acre, Rondônia e Mato Grosso para a implementação da “Rota Pantanal – Amazônia – Andes e Pacifico”; entre outros. No âmbito do Município, no ano de 2011 na III Conferência de Cultura, foi aprovado a construção do Plano Municipal de Turismo. Em 2012 a Câmara Temática de Turismo, Sindicato dos Guias de Turismo, Federação do Comércio, Instituto Dom Moarcy, SEBRAE, Secretaria Estadual de Turismo realizaram o Seminário “Construindo Políticas Públicas para o Destino Rio Branco”, encontro que proporcionou a vinda de referências da área como: Profº Mário Beni, Profa. Luzia Neide Coriolano e Fabrico Amaral. 
A pesquisa “Demanda Turística de Rio Branco” foi concluída. Uma ação executada pelos profissionais da área que atuam na Câmara Temática de Turismo e pelo Sindicato dos Guias em parceria técnica com a Fundação Garibaldi Brasil. 
O município recebeu do Ministério do Turismo o prêmio “65 Destinos Indutores”, na dimensão Políticas Públicas, resultado positivo após a 4ª Pesquisa de Campo do Estudo de Competitividade. Parabéns aos Turismólogos e a aliança feita com as diferentes entidades. 



Nenhum comentário: