Em comemoração ao Cinqüentenário de construção da Matriz da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, o padre Asfury e demais lideranças da Igreja Católica no Acre realizam exposição fotográfica, revista sobre a história da Catedral, shows musicais, missas e procissões. As festividades contam com as parcerias da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, do Governo do Estado do Acre e do professor Itamar Zanini.
A programação teve início no dia 25 de setembro com visita da Imagem da Nossa Senhora às comunidades da Paróquia, e segue com novenas em preparação do Círio de Nazaré, no dia 10 de outubro.
Nesta quinta-feira (9), dia de Nossa Senhora de Nazaré, acontece a abertura da mostra fotográfica para visitas na própria Catedral, a partir das 15h. Com 16 fotos de 1958 até os dias atuais, o acervo conta a história de um dos pontos históricos mais famosos de Rio Branco.
Construção da Catedral
Antes da construção da Catedral, a sede da prelazia se situava em Sena Madureira. Desde a sagração do segundo bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Julio Martiolle, em 25 de julho de 1948, foi lançada a primeira pedra da catedral. Em 1949 foi iniciada a construção.
Levando 10 anos para ser concluir a construção sem a torre, a Catedral contou, em sua maioria, com a ajuda financeira da população. Com a pouca contribuição do governo, a obra demorou além do necessário para se concluir em razão do baixo recurso disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário