Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

50 anos da Catedral

Atividades culturais celebram aniversário do maior templo católico do Acre

Em comemoração ao Cinqüentenário de construção da Matriz da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, o padre Asfury e demais lideranças da Igreja Católica no Acre realizam exposição fotográfica, revista sobre a história da Catedral, shows musicais, missas e procissões. As festividades contam com as parcerias da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, do Governo do Estado do Acre e do professor Itamar Zanini.

A programação teve início no dia 25 de setembro com visita da Imagem da Nossa Senhora às comunidades da Paróquia, e segue com novenas em preparação do Círio de Nazaré, no dia 10 de outubro.

Nesta quinta-feira (9), dia de Nossa Senhora de Nazaré, acontece a abertura da mostra fotográfica para visitas na própria Catedral, a partir das 15h. Com 16 fotos de 1958 até os dias atuais, o acervo conta a história de um dos pontos históricos mais famosos de Rio Branco.

Construção da Catedral

Antes da construção da Catedral, a sede da prelazia se situava em Sena Madureira. Desde a sagração do segundo bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Julio Martiolle, em 25 de julho de 1948, foi lançada a primeira pedra da catedral. Em 1949 foi iniciada a construção.



A planta da catedral foi elaborada pelo padre e arquiteto André Ficarelli, que chegou em Rio Branco em 1950. O estilo de igreja adotado na Catedral foi inspirado em um tipo de igreja romana chamada basilical.

Levando 10 anos para ser concluir a construção sem a torre, a Catedral contou, em sua maioria, com a ajuda financeira da população. Com a pouca contribuição do governo, a obra demorou além do necessário para se concluir em razão do baixo recurso disponível.


Uma curiosidade que poucos têm conhecimento é que o mestre de obras desta empreitada foi o senhor João Luiz da Silva, o mesmo que construiu os prédios do Colégio Meta, do Instituto São José e do Banacre. As obras da Catedral se finalizaram somente em 2008. “No projeto original, a Catedral tem a torre que foi construída neste ano com o apoio do Governo do Acre”, explica Maria Leudes, diretora de ação cultural da FGB.

“Entre os anos 50 e 60, a Catedral Nossa Senhora de Nazaré foi o maior templo da região Norte. Tornando-se um importante ponto turístico e histórico de Rio Branco”, diz Milane Souza, integrante da Comissão de Comunicação do Cinqüentenário da Catedral. Maiores informações através dos telefones: 32242503 e 32240269.

Nenhum comentário: