Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fundação Garibaldi Brasil lança Calendário Junino com Esquenta no sábado


Roberta Marisa (Assessoria FGB)

A prefeitura de Rio Branco por meio da Fundação Garibaldi Brasil, vai lançar o calendário junino de 2013 com um esquenta neste sábado, 20, a partir das 19 horas, na Praça do Mercado Velho. Brincadeiras tradicionais, comidas típicas, forró pé de serra, desfiles de quadrilhas estão na programação cultural da noite. 
Foto: Marcos Vicentti/Asscom
As inscrições para as festividades e arraiais que vão acontecer na cidade, poderão ser feitas por comunidades, grupos e instituições até o dia 20 de maio na sede da FGB, Parque Capitão Ciríaco, bairro Seis de Agosto no Segundo Distrito.

O diretor presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, disse que o calendário junino é o “ponta pé inicial” para fazer de Rio Branco a capital junina do Acre. O objetivo é organizar, mapear os arraiais para que todos possam manter os padrões tradicionais e receber apoio logístico e institucional da Prefeitura.

O primeiro arraial da lista do circuito junino é do bairro Conquista, da quadrilha Pega-Pega, que ocorre dia 27 de abril, na Praça Primavera, a partir das 19 horas. Já estão inscritos também os arraiais: Uninorte, dia 22 de junho, às 19 horas; Circuito SESC de Quadrilha, de 25 a 30 de junho; Arraial do Bosque, no bairro Cohab do Bosque, de 24 de maio a 14 de junho; e o ‘Arraiá da UFAC’, nos dias 07 e 08 de julho.

Com investimentos do Governo e Prefeitura o movimento de quadrilha junina tem avançado ao longo dos últimos anos. “Este ano nós teremos o melhor período junino que Rio Branco já teve. A prefeitura vai dar uma atenção ainda maior. Todos vão saber onde terá arraial, apresentação de quadrilha, ensaios. A idéia é que a população tenha um olhar diferente para o movimento junino de Rio Branco”, explicou Rodrigo.
 

Programação do Esquenta

A programação cultural para sábado (20), no Mercado Velho, está repleta de atrações tradicionais do período de São João. A equipe da Economia Solidária vai administrar as barracas de comidas e brincadeiras. As danças típicas serão comandadas pelos grupos da Liga de Quadrilha Junina: Matutos na Roça (Aeroporto Velho), CL na Roça (Boa União), Bagaceira na Roça (João Paulo), Assanhados na Roça (Plácido de Castro), Labareda de Fogo (Tangará), Pega-Pega (Conquista), Siricutico (06 de Agosto), Fogo no Rabo (Tucumã e Calafate), Dançando na Roça (Esperança), Malucos na Roça (Cidade Nova), Unidos do Fuxico (Triângulo), Estação Junina (Santa Inês), Escova Elétrica (Vila Acre).

O evento é realizado pela Prefeitura de Rio Branco através da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), em parceria com Governo do Estado, Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), SEBRAE e Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.


 

Nenhum comentário: