Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Prefeitura lança Calendário Junino com Esquenta no Mercado Velho


Com o intuito de incentivar as festas juninas, uma das manifestações mais expressivas da cultura popular, a Prefeitura de Rio Branco por meio da Fundação Garibaldi Brasil lançou o Calendário Junino com um esquenta de abertura na Praça do Mercado Velho, no último sábado, dia 20.
O tradicional arraial com barraquinhas de comidas típicas e brincadeiras, bingo, quadrilhas e arrasta pé, preparado às margens do Rio Acre, atraiu pessoas de todas as idades e consolidou o período junino no cenário cultural de Rio Branco.

Dez grupos da Liga de Quadrilha Junina do Acre (Liquajac), entre eles CL na Roça, Sensação Junina, Matutos na Roça, Pega-pega, Assanhados na Roça, Unidos do Fuxico mostraram um pouco da performance que estão preparando para o Circuito de Quadrilha Junina e o Concurso que acontece nos próximos meses em Rio Branco.


 
Estiveram presentes na solenidade de abertura o prefeito Marcus Alexandre e a primeira dama, vice-prefeito Márcio Batista, diretor presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, secretária da Fundação Elias Mansour, Francis Meire, vereador Gabriel Forneck, vereador Marcelo Macedo e demais autoridades.

O Calendário Junino servirá como mapa para indicação e localização de arraiais, festas e apresentações que estiverem acontecendo na cidade. “Nós vamos distribuir para toda cidade o calendário com as festas juninas e apresentações de quadrilhas. Estamos lançando já em abril nossa iniciativa com o objetivo é valorizar e apoiar o movimento junino. Hoje é um dia de festa, muitas famílias vieram prestigiar este momento de muita alegria”, disse o prefeito Marcus Alexandre.

A ideia é incentivar também os bairros e comunidades a organizarem seus arraiais. “Estamos trabalhando em parceira com o governo, SEBRAE e a própria Liga de Quadrilha, para que o calendário junino ajude a população a se programar para participar das festas juninas”, destacou Rodrigo Forneck, diretor presidente da Fundação Garibaldi Brasil.

Público embarcou no ritmo de São João

Com praça lotada, o evento foi aprovado pelas famílias que elogiaram iniciativa da prefeitura em realizar um arraial em praça pública. No ritmo das festas de são João, dona Celsa de Andrade, 68 anos, moradora do bairro Jardim Primavera, festejou com toda família e ainda disse que “essas festas deveriam acontecer todos os finais de semana na praça. A gente passa a semana trabalhando e no final de semana precisa de uma oportunidade para se divertir com a família”.

Até jovens peruanos participaram do Esquenta Junino. Larissa Castro, Tânia Castro e Israel Castro levaram os amigos Milagros Vargas e Alan Vargas de Arequipa, Peru, que estavam visitando o Acre, para conhecer o local turístico e histórico de Rio Branco, novo Mercado Velho, e aproveitaram a ocasião para apreciar umas das manifestações culturais mais calorosas de Rio Branco. E tentando falar em português, eles pronunciaram: “Estamos gostando muito. Tá tudo lindo”.
Os interessados em divulgar arraiais no Calendário Junino de Rio Branco podem fazer a inscrição até o dia 20 de maio na sede da FGB, Parque Capitão Ciríaco, Av. Dr. Pereira Passos, 225, bairro Seis de Agosto, Segundo Distrito.
 Acesse nossa página no facebook e confira mais fotos do evento: https://www.facebook.com/fgb.culturarb ou no site da prefeitura http://pmrb.ac.gov.br/.
Roberta Marisa (Assessoria FGB)
Fotos: Evandro Derze

Nenhum comentário: