Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 15 de março de 2013

Quadros de Hélio Melo expostos no Parque Chico Mendes serão restaurados


Roberta Marisa (Assessoria FGB)

Nesta sexta-feira (15), a equipe da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) recolheu todas as obras de Hélio Melo que estavam expostas no Parque Chico Mendes para serem restauradas. As pinturas originais dos personagens lendários do Acre estavam ao ar livre.

A exposição reúne cinco quadros com imagens que retratam a estória da ‘Mãe da Mata’, ‘Curupira’, ‘Mapinguari’, ‘Matinta Pereira’ e ‘Caboquinho da Mata’. O desígnio desta ação é que todas as obras, que são pinturas originais do artista acriano, possam receber os devidos cuidados, para serem exibidas num espaço apropriado para apreciação da arte de Hélio Melo, considerada patrimônio histórico do Acre.


O trabalho de reparação e conservação dos quadros será feito pelos artistas plásticos Danilo de S'Acre e Darci Seles. E será intenso, pois, além de descuidados, alguns quadros estão "pixados".

“Vamos fazer praticamente um procedimento cirúrgico com as telas. Depois da limpeza, bisturis e outros equipamentos serão utilizados para que as obras sejam recuperadas com qualidade sem perder a originalidade”, disse o artista Danilo de S'Acre.




Nenhum comentário: