Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 18 de março de 2013

Exposição ‘Memórias e Imagens da Revolução Acreana’ de Rivasplata continua em Brasília até final de março

Roberta Marisa (Assessoria FGB)

Parte da história de luta do conflito armado entre Brasil e Bolívia pela conquista do Acre, combates revolucionários comandados por Plácido de Castro e pelejados por seringueiros e seringalistas, são retratadas na Exposição Memórias e Imagens da Revolução Acreana de Jorge Rivasplata de La Cruz, exibida no salão Panteão da Pátria Tancredo Neves, Praça dos Três Poderes, Brasília (DF).


A Exposição que teve início dia 12 de dezembro de 2012, permanece até 30 de março. São 50 telas inspiradas na Revolução Acreana, apresentadas em banners, com a história explicada em português e espanhol.

Peruano por nascimento e acreano de coração, o artista plástico Jorge Rivasplata objetiva divulgar a história do Acre a nível mundial, para que a identidade do povo acreano seja mais valorizada.

“Quero que a Revolução Acreana seja conhecida como é a Revolução Francesa, ou outras revoluções. Através da exposição incentivo a leitura visual. Como diz o sábio uma imagem fala mais que mil palavras”, contou Rivasplata.

Em abril a Exposição volta ao Acre. E, em parceria com a Prefeitura, serão expostas nas escolas públicas de Rio Branco.


Rivasplata também disse que outra Exposição, 30 quadros com imagens representativas da vida de Chico Mendes, será exibida no mesmo salão em Brasília, ainda este ano.


Em seu atelier repleto de pinturas, esculturas, ele dar aulas de desenho todas as sextas-feiras e sábados. Aos 80 anos, Jorge Rivasplata, trabalha e produz muita arte de qualidade. São tantas obras reunidas, que seu atelier torna-se pequeno perante a grandiosidade de seu talento. Mas todo trabalho não é em vão, o artista sonha criar um Museu e a Escola de Belas Artes do Acre.



Nenhum comentário: