Foto: Cinthia Davanzo/ Pium Fotoclube
Quem canta seus males espanta, diz a sapiência popular. Nesse ritmo começou o segundo dia da III Conferência Municipal de Cultura com a música de seu Antônio Pedro, sua esposa Dona Carmem e Alexandre Anselmo, além da arte de Darcy Seles que enquanto a música tocava ele pintava uma tela, os dois prazeres de Hélio Melo.
Ainda embalados pela musicalidade Eurilinda Figueiredo, diretora presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) e José Márcio Barros, do Observatório da Diversidade Cultural e consultor contratado para orientar a construção do documento base do Plano Municipal de Cultura (PMC) explanaram sobre o processo de confecção do PMC, do que significa um plano e a importância de definir metas e elencar as prioridades. Munidos dessas informações a plenária leu e aprovou o Regimento Interno da III Conferência.
Durante a tarde foram feitos grupos de trabalhos para facilitar a discussão e deixar mais lapidado o Documento Base do Plano Municipal de Cultura. O documento foi separado entre três Grupos de Trabalho. O primeiro GT com a concentração no auditório do Cine Teatro Recreio cuidou das Diretrizes I, II e VII, o segundo GT ficou com as diretrizes III e IV na Tentamen e o terceiro Grupo de Trabalho com as diretrizes V e VI na sala de cinema do Cine Teatro Recreio.
Reunidos em Grupos de Trabalho todos passaram a tarde debruçados no documento base do PMC. Este momento foi de conversa, proposição de alterações, sugestão das metas e definição de prioridades, indicando o tempo de execução das ações e estratégias dentro dos dez anos que o Plano abrange.
Depois dessa etapa essencial para os fazedores culturais conseguirem promover e realizar seus trabalhos amparados por políticas públicas, foi a hora de mais música com o grupo de maracatu da Escola Clínio Brandão, conhecidos como Nação Clínio Brandão. Assim, os trabalhos do dia foram encerrados do jeitinho que seu Hélio gostaria, com boa música e dança.
Aguardem porque o dia de hoje promete mais ainda. Nos encontramos aqui no Cine Teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário