Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Cinema Acreano

Mostra de Vídeos vai exibir oito trabalhos de Sílvio Margarido


Acontece a partir da próxima segunda-feira (27), às 20horas, na Biblioteca da Floresta, a semana de exibição de vídeos feitos pelo cineasta acreano, Sílvio Margarido. Serão oito vídeos que passeiam pelos gêneros de ficção, ensaio e documentário. A mostra de vídeos Sílvio Margarido tem o apoio da Prefeitura de Rio Branco, via Fundação Garibaldi Brasil, Governo do Acre via Biblioteca da Floresta Marina Silva e o patrocínio do Supermercado Araújo.

Com uma produção que teve início há mais de 20 anos e ainda deve se estender por muito tempo, Margarido decidiu colocar suas obras em análise dos cinéfilos. “Eu estou passando uma fase de insatisfação com o meu trabalho de audiovisual. Acho que não estou fazendo legal, não do jeito que eu gostaria de fazer. Com essa mostra, estou me colocando a prova para ouvir a opinião de outras pessoas, isso me ajudará”, explica.

Segundo Margarido, seus vídeos não podem ser considerados – ainda – filmes, e sim ensaios. “Eu acho que a maioria dos vídeos que fiz até hoje são ensaios, tentativas, estudos. Estou experimentando o que a escola não me dá”, explica. Sua mais recente produção, “Marta – A morta”, que vai ser lançado durante a semana da mostra, próximo dia 31 (dia das bruxas!), conta a famosa lenda da mulher da curva do tucumã e também é um ensaio, porém, pode ser considerado o auge de seus experimentos em vídeo, dando-lhe a certeza de agora sim pode realizar um filme com mais segurança.

“Eu não sou muito perfeccionista em relação ao cinema porque vejo as dificuldades e sei que não dá para fazer da melhor forma possível. Eu gosto muito de improvisar. Temos que estar aberto para isso, deixar as coisas rolarem”, explica o produtor.

Histórico

Silvio Francisco Lima Margarido, 48 anos, passou boa parte da infância no Bairro Quinze, brincou muito de rabo da besta, mas foi criado mesmo na 6 Agosto. Seu primeiro contato com o cinema foi através das tradicionais matinês que aconteciam na cidade, a diversão dos adolescentes de uns anos atrás. Além disso, aprendeu a ler a partir das HQ’s, mostrando que a influência visual veio desde cedo.

Sua primeira experiência em fazer cinema foi com o grupo de teatro chamado “Semente”, que através de um projeto, criou o Centro de Pesquisa e Criatividade, onde tinha como uma de suas atividades o cinema super 8. Junto com outros jovens da época, como o atual governador do Estado do Acre, Binho Marques, realizou vários vídeos entre animações, registros das apresentações teatrais do grupo Semente e documentários. Seu primeiro trabalho com vídeo, por volta de 1981, foi na função de operador de áudio e logo depois começou a trabalhar na TVE como sonoplasta.

Já em 1989, dirigiu seu primeiro vídeo-documentário que se chama “As Viúvas do Carvão”, ganhador de uma das primeiras edições do Festival de Vídeo Acreano, que foi rodado em Sena Madureira e será exibido durante a mostra. O filme conta a história de algumas viúvas que tinham na produção de carvão, o seu sustento. Já no final da década de 90, iniciou a produção ficcional com o vídeo-ensaio “Nóia – A moral”, que teve a participação do ator Beto Rocha.

Silvio e seu amigo Toinho

Além da mostra, Sílvio também inicia na semana que vem a fase de pré-produção do projeto de documentário de sua autoria, intitulado de “O Mergulho”, ganhador do DOCTV 2008. O filme vai tratar da relação de afeto pelo Rio Acre e deve ser lançado ainda no primeiro semestre do ano que vem, brindando os 20 anos do cineasta na estrada do audiovisual. Pra quem se interessar e quiser acompanhar o processo de produção, acesse: http://omergulhoacreano.blogspot.com/

SERVIÇO: A Mostra de Vídeo Silvio Margarido. De 27 a 31 de outubro, exibição de um a dois vídeos diferentes por dia. Será a partir das 20horas, na Biblioteca da Floresta Marina Silva. Entrada franca.

Programação

Segunda-feira (27)

A Carta – ficção/2004
As Viúvas do Carvão – documentário/1989

Terça-feira (28)
José - Memórias do Padre José de Carneiro de Lima
Documentário/1991

Quarta-feira (29)
A Rua do Comércio – documentário/1993
Nóia - A Moral – ficção/1995

Quinta-feira (30)
A Peleja de Hélio Melo com o Mapingari do Antimary
Documentário/ 1997-2006
Revolta – ficção/2004

Sexta-feira (31)
LANÇAMENTO: Marta - A Morta
Ficção/2007-2008

Talita Oliveira

Nenhum comentário: