Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 5 de junho de 2015

1º Fórum Setorial Integrado de Arte e Patrimônio Cultural ocorre na próxima quarta

O credenciamento começa às 18h (Foto: Acervo/Biblioteca da Floresta)
O 1º Fórum Setorial Integrado de Arte e Patrimônio Cultural de 2015 será na próxima quarta-feira, 10, na Biblioteca da Floresta. O credenciamento começa às 18h. A deliberação da pauta ocorreu durante uma reunião preparatória dos colegiados de Arte e Patrimônio Cultural, no dia 29 de maio.

O principal ponto é a extinção da renúncia fiscal concedida às empresas privadas que financiam projetos de artistas e fazedores culturais aprovados em Rio Branco, conforme está regulamentado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura – nº 1.324/99.

A proposta é que os investimentos sejam incorporados aos recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e que haja, ainda neste ano, um único edital referente a execução de iniciativas culturais. Após votação, o resultado do debate será apresentado ao prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. 

"Mesmo que não sejam atuantes, é importante a participação de todos os cidadãos para que saibam como está sendo conduzido o Sistema de Cultura aqui na cidade", convida João Guedes Filho, chefe do Departamento de Incentivo à Cultura da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

SOBRE O FÓRUM

Trata-se de uma instância de deliberação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), por meio da Comissão Executiva de Cultura (CEC), que abrange as áreas de Arte e Patrimônio Cultural, cujas atribuições estão disciplinadas no Artigo 24 da Lei do Sistema Municipal de Cultura.

O direito a voto é adquirido pelos conselheiros que participaram das três últimas reuniões da câmara temática da qual fazem parte, além de estarem inscritos no Cadastro Cultural do Município (CCM). Os fazedores de cultura que ainda não aderiram poderão fazê-lo no início da plenária, na quarta.

Nenhum comentário: