Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 29 de maio de 2014

3° Encontro Estadual de Capoeira


A Liga Acreana de Capoeira realiza o 3º Encontro Estadual de capoeira na Cidade de Feijó - AC, nos dias 7 e 8 de Junho no Ginásio Poliesportivo José Augusto Marques de Araujo, O Encontro Estadual de Capoeira é o maior evento de capoeirista realizado até hoje no Estado do Acre, que é por sua vez é um projeto aprovado na Fundação Elias Mansur no Edital das Entidades 2013, que tem o apoio o Governo do Estado Acre, Fundação Elias Mansur, Prefeitura Municipal de Feijó, DERACRE, Instituto Feijoense, Associação Feijoense de Capoeira Senzala, DEPASA, Policia Militar do Acre, Secretaria de Educação e Esporte, Secretaria Municipal de Educação de Feijó, Secretaria Municipal de Cultura de Feijó, Conselho Municipal de Cultura de Feijó e Conselho Estadual de Cultura.

O Encontro contará com a presença e participação de vários capoeiristas de renomes na Capoeira do Estado Acre, entre eles: Contramestre Pavão, Contramestre Saci, Mestrando Papagaia, Professor Adalcides, Professor Malvado, Professor Riquinho, Professor Zagarra, Professor Pitú, Professor Babita, Professor Rubens, Professor Porreta e Professor Rocha e Professor Emerson, Professor chiclete, Professor vingador e Professor Corujão.

A abertura será no dia 7 de junho às 10:00 horas no Ginásio Poliesportivo José Augusto Marques de Araujo, com a presença também confirmada de aluno e representante de Capoeira de 20 municípios do Acre, todos unidos por um único objetivo que é repassar os  conhecimentos e experiências para os capoeiristas mais novos como instrutores, graduados e alunos de todos os grupos de capoeira que queiram participar do evento, pois a capoeira tem por seu principal instrumento de aperfeiçoamento a vivencia com capoeiristas mais velhos e respeitados nesta cultura que é patrimônio cultura do Brasil.

O 3° Encontro Estadual de Capoeira é um programa bem elaborado de cursos, debates, palestra, mesa redonda e rodas de capoeira ao fim de cada atividade, promovendo a troca e disseminação de conhecimento, treinamentos, rituais e filosofia da capoeira, envolvendo todos públicos capoeiristas como por exemplo, alunos, graduados, instrutores, professores, mestres e contramestres de capoeira de todos os Municípios do Estado do Acre.  Durante a realização do evento acontecem interverão cultural como puxada de rede, samba de roda, coco de roda, maculelê e performance de danças Afros. 

Os Mestres repassarão os fundamentos da capoeira tradicional, alinhando a linha regional com a angola, sempre com o aspecto lúdico e educativo presente. A luta não é estimulada, bem como o toque entre os participantes. Uma espécie de ginástica Brasileira (regional), como embasamento teórico. Musicalidade, roda, batizado (em forma de festival de talentos), instrumentos, nomenclatura geral (sem distinção entre grupos). Manter uma cultura de eventos no Estado além de integrar os grupos e informar a sociedade sobre os valores da capoeira no Acre, incentivar o turismo e o intercambio regional e local com a participação de todos os capoeiristas do Estado do Acre.

O Presidente da Liga Acreana de Capoeira Ithamar da Silva Souza conhecido como Professor Malvado, afirma que a Liga Acreana de Capoeira esta próximo do objetivo de qualificar e sempre reciclar todos os capoeiristas, para que possa atender ainda melhor a comunidade com a cultura. O Presidente agradece a todos os capoeiristas do Acre, Governo do Estado Acre, Fundação Elias Mansur, Prefeitura Municipal de Feijó, DERACRE, Instituto Feijoense, Associação Feijoense de Capoeira Senzala, DEPASA, Policia Militar do Acre, Secretaria de Educação e Esporte, Secretaria Municipal de Educação de Feijó, Secretaria Municipal de Cultura de Feijó e Conselho Municipal de Cultura de Feijó.

Nenhum comentário: