Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

terça-feira, 2 de julho de 2013

Três mil pessoas prestigiaram a abertura do Arraial Cultural “No Seringal de Chico Mendes”


Queima de fogos, o tradicional Concurso de Quadrilhas e a escolha da Rainha Caipira marcaram a abertura oficial da 15ª edição do Arraial Cultural “No Seringal de Chico Mendes”, na segunda-feira, 1. O evento que termina no domingo, 7, em seu primeiro dia, segundo estimativas da organização, foi prestigiado por cerca  de três mil pessoas.

A abertura contou com a presença do governador em exercício César Messias, acompanhado por sua esposa, Vanuza Messias, da presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Francis Mary Alves de Lima, Rodrigo Forneck, presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), da primeira-dama do município, Gicélia Viana, e dos filhos de Chico Mendes, Elenira, Sandino e Ângela Mendes, e da viúva Ilzamar Mendes.

A edição 2013 além de valorizar e revitalizar a cultura junina de tradição nordestina dos nossos avós, antepassados e colonizadores, faz uma ponte muito importante com o legado de Chico Mendes, numa homenagem ao líder seringueiro.

“Para nós esse primeiro dia já foi um sucesso de público, o que comprova que o Arraial Cultural é um evento que tem sua marca no calendário artístico-cultural do Acre. Apesar da chuva as pessoas tomaram as arquibancadas na Arena dos Folguedos para assistirem as quadrilhas e o Terreiro dos Quitutes. Homenagear Chico Mendes e ter a presença de sua família aqui é muito gratificante”, disse Francis Mary, presidente da FEM.

“O espaço está maravilhoso e representativo na homenagem que o governo do Estado faz a Chico Mendes. São quinze anos deste evento no qual o governo do Estado, tem o prazer de oferecer e fomentar de cultura popular para nossa sociedade tão rica. Aqui a família pode vir se divertir, prestigiar as quadrilhas e outras apresentações, e ainda degustar os sabores da nossa culinária”, disse César Messias.

O público carimbou a marca de sucesso do projeto de cultura popular. “Parabéns a FEM e todos os parceiros. Vejo que esse ano o arraial só agrega mais atividades e se fortalece, crescendo cada vez mais como um projeto de valorização das culturas populares do nosso estado”, comentou Rodrigo Forneck.
Grupos dos municípios - O evento que representa o fortalecimento do movimento de cultura popular traz a participação de grupos juninos dos municípios. Tarauacá, Senador Guiomard, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Xapuri, Feijó, Bujari e Rodrigues Alves estão representados por suas quadrilhas.

“Para trazer os grupos dos municípios investimos numa divulgação forte. Procuramos expandir o nosso alcance porque precisamos ampliar o nosso olhar. Os municípios entraram com a ajuda no transporte e ficamos responsáveis pela parte da estadia e alimentação dos brincantes, então houve essa parceria firmada entre os municípios e o estado”, comenta Ivan de Castela, coordenador do evento.

Para o presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, Cimar dos Santos a ideia de trazer a participação de quadrilhas dos municípios é algo que cresce a cada ano.  “Procuramos promover a participação dos municípios. A vinda das quadrilhas de outras cidades é importante, pois representa um intercâmbio com os grupos que acabam trocando experiências de como é esse processo na capital”, comentou.

Mostra Chico Mendes - Um dos lugares que foi muito visitado é o espaço que traz uma mostra sobre Chico Mendes com slide show.

“Agradecemos por essa homenagem que o governo do Estado, a FEM está fazendo ao nosso pai. E está tudo muito bonito e estamos felizes por isso”, disse Elenira Mendes.

“Muito legal isso aqui. Tô escutando e vendo os vídeos. Não sabia quem era ele, agora vi que vi que foi um homem que lutou pela floresta”, disse a pequena Mirilene Souza, 12 anos.

Rainha e Rei são coroados

Os trezes casais, Rainha e Rei, representantes dos grupos juninos que participam do evento mostraram um figurino com elementos da cultura popular como o chitão, rendas, fuxicos e outros, criados a partir da temática escolhida por cada grupo.

Com trejeitos bem elaborados, os candidatos se apresentaram na Arena dos Folguedos para um público que vibrava bastante a cada performance. O casal vencedor representa a quadrilha Malucos na Roça. O Rei é Frank Costa e a Rainha, Jaiana de Oliveira Sales, 27 anos. A realeza foi coroada pela primeira-dama do município.

A Rainha pretende animar o arraial e estar presente em todas as apresentações das quadrilhas juninas. “Pra mim é uma honra participar desta festa tão bonita. Convido o público de Rio Branco pra prestigiar esse lindo evento. Queremos mostrar que no Acre a cultura popular é forte através das quadrilhas”, disse Jaiana.
As quadrilhas Matutos pelo Avesso (Tarauacá) Sensação Junina (Rio Branco), Unidos da Periquita (Senador Guiomar) e CL na Roça (Rio Branco) abriram o primeiro dia.

O 15º Arraial Cultural é promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour e tem o apoio da prefeitura de Rio Branco e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).

Rose Farias (Assessoria FEM)

Nenhum comentário: