Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Rede Acreana de Cultura se reúne na sede da FGB

Por Cristiane Albuquerque (assessoria FGB)
 
A presidente da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, Eurilinda Figueiredo, reuniu na última sexta-feira, 19, na sede da Fundação, representantes dos órgãos integrantes da Rede Acreana de Cultura (RAC) para tratar de assuntos referentes a Economia Criativa Digital, a Feira de Negócios do Alto Juruá e também do Fórum Setorial de Culturas Ayahuasqueiras.
Além da FGB fazem parte da RAC o Ministério da Cultura (MinC), o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/AC), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AC), o Serviço Social da Indústria (SESI/AC) e a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM).
 
Foto: assessoria
O primeiro assunto em pauta que, aliás mereceu destaque na reunião, foi abordado por Lauro da Veiga Santos, gerente de Tecnologia da Informação do Sebrae-AC que falou a respeito da junção entre as economias criativa e digital.
De acordo com ele o Sebrae Nacional, percebendo as afinidades entre essas duas áreas, resolveu uni-las criando um modelo inovador de negócio, a Economia Criativa Digital. “A idéia é juntar o pessoal da cultura, das artes e demais criadores com os técnicos da área digital” explica. Para Santos todos têm a ganhar com essa “simbiose”, pois as demandas culturais somadas aos meios digitais resulta provavelmente na geração de negócios.
E para difundir o conceito de Economia Criativa Digital, o SEBRAE-AC em parceria com as demais entidades, estão organizando para a próxima segunda-feira, 29 de outubro, um workshop em que pretendem apresentar um formato de negócio pouco difundido, mas de grande lucratividade, as startUp’s.
StartUp é um termo criado para designar empresa jovem, caracterizada como empreendimento de baixo custo inicial e alta expectativa de crescimento. Tornou-se popular internacionalmente durante a “bolha da internet” quando um grande número de “empresas ponto com” foram fundadas. Alguns exemplos bem sucedidos de startUps são: Google, Yahoo e o Ebay.
O objetivo do workshop por sua vez é demonstrar a funcionalidade dessa ferramenta (startUp) em meio a Economia Criativa Digital. Já para o próximo ano estão sendo esbolsadas algumas idéias em prol do incentivo a produção de projetos na área, tendo em foco os fazedores de cultura, estudantes universitários e todos os demais que tenham interesse.
Dando seguimento a reunião foram divulgadas as datas que acontecem a Feira de Arte e Negócio do Alto Juruá (fins de novembro, 29 e 30, e 1 de dezembro) e o Fórum Setorial de Culturas Ayahuasqueiras, 9 e 10 de novembro.
Para este ano a Feira trás novidades, um espaço inteiramente voltado à gastronomia e outro ao artesanato. Já o Fórum retoma e atualiza as pautas do 1° Seminário de Culturas Ayahuasqueiras realizado em 2010, abordando entre outros pontos, a questão das políticas públicas em favor do fortalecimento dessa vertente da cultura acreana.

Nenhum comentário: