Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Um passeio pela 2°Bienal da Floresta


Por Cristiane Albuquerque (Assessoria FGB)

A rotina de atividades da 2° Bienal da Floresta do Livro e da Leitura continua em ritmo acelerado. O espaço, que funciona diariamente, entre às 10h e 22h, no Novo Mercado Velho, recebe um número cada vez maior de visitantes.  Ávidos por conhecimento, eles exploram a diversidade de ações oferecidas em um clima de curiosidade e descontração.

Foto: Assessoria da FGB

São alunos do Ensino Fundamental e Médio, universitários, antigos amantes da leitura ou simples passantes. Todos eles atraídos pela variedade de livros, apresentações artísticas e recreativas, shows musicais, oficinas, palestras, etc.
E para dar início a esse passeio cultural o caminho escolhido é normalmente a Calçada Literária, uma espécie de floresta do saber, com seus estandes distribuídos entre árvores cenográficas cujos frutos são representados por uma série de poemas.
Em sua primeira visita a Bienal, a estudante universitária Luana Almeida se surpreende com a diversidade de livros da Feira do Sebo, organizada pela Fundação de Cultura Garibaldi Brasil. “Aqui tem de tudo” diz ao comprar dois exemplares com os títulos Diálogos sobre Jesus e O Homem do Princípio ao Fim. “Com certeza vou levar mais alguns da próxima vez” promete.

Foto: Assessoria da FGB

Dando continuidade ao passeio, os visitantes seguem para a Tenda das Idéias, onde podem conferir a Mostra de Projetos de Incentivo à Leitura, além de participar de encontros literários com representantes dos países vizinhos Brasil, Peru e Bolívia.
Para os pequenos uma boa opção é o Espaço Criança que sempre tem uma programação especial com atividades lúdicas, contação de histórias, brincadeiras e jogos. Já “os mais crescidinhos” podem visitar a Tenda Bolha e participar de suas Oficinas de Cultura Digital.
E em meio a tudo isso, ainda há espaço para os cinéfilos de plantão que podem aproveitar uma programação especialmente voltada para o evento. As mostras de audiovisual acontecem no Cine Teatro Recreio e na Biblioteca Pública.
É no Palco Espetacular que o passeio literário-artístico-cultural chega ao fim, com boa música, alegria e descontração. E melhor de tudo é que todo esse trajeto pode ser refeito até o próximo domingo, 23 de setembro.
A 2° Bienal da Floresta do Livro e da Leitura é uma realização do Governo do Estado do Acre com a parceria do MinC, FGB, além de outros.

Nenhum comentário: