Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sábado, 22 de setembro de 2012

FGB surpreende visitantes na Bienal da Floresta

Por Cristiane Albuquerque (Assessoria FGB)
Nesta última sexta-feira, 21, a Fundação de Cultura Garibaldi Brasil preparou uma agradável surpresa para aqueles que visitaram a 2° Bienal da Floresta, do Livro e da Leitura, no Novo Mercado Velho. Buscando incentivar ainda mais o interesse pelos livros e também para divulgar a Feira do Sebo, os organizadores usaram a imaginação e conseguiram despertar a atenção de muita gente.
Logo após sair do colégio, Néia Moraes, estudante do 3° ano da Escola Estadual José Rodrigues Leite, resolveu visitar a Bienal. Ao sentar em um dos bancos do Mercado notou que havia uma sacola a seu lado, aparentemente deixada por esquecimento. Como ninguém apareceu para recuperar o embrulho decidiu ver o que era.


Néia Moraes
Foto: Assessoria FGB

Para sua surpresa havia uma mensagem no pacote que dizia “Quero que me leve para casa. Depois de ler, presenteie alguém para que eu continue vivo através dos olhos de leitores como você!”. Percebendo que aquele embrulho se destinava a ela mesma, Néia sorriu e abriu o pacote, encontrando lá dentro um livro com o título “Travelinho Dia e Noite” de José da Veiga.
“É a primeira vez que venho na Bienal e achei muito interessante essa iniciativa do pessoal da Feira do Sebo” disse ao folhear o presente. “É importante para nós, jovens, esse incentivo, principalmente nessa fase de Enem” completa.
João Batista, funcionário dos Correios, também teve a sorte de encontrar, em meio ao passeio, um desses “pacotinhos-surpresas”. Assim como a estudante Néia, em um primeiro momento, imaginou que alguém havia esquecido a sacola. “Olhei, mas não peguei. Depois resolvi ver o que era”.  Para ele a iniciativa da Garibaldi é boa porque desperta a curiosidade nas pessoas.

João Batista
Foto:Assessoria da FGB

A ideia do pacote surpresa partiu de Eurilinda Figueiredo, presidente da FGB. “Procuramos chamar a atenção das pessoas para a importância da leitura, mas além disso, para o ato de doar, de compartilhar o conhecimento”. Para ela os sebos são um excelente espaço para que essa troca aconteça.
Diferentemente de Néia e João, a dona de casa Maria do Carmo Cunha e seus sobrinhos, os estudantes Israel de França e Ives Abdala, não encontraram pelo caminho livros-presentes. Ao entrar pela Calçada da Leitura seguiram direto para a Feira do Sebo, ávidos por títulos que interessassem a cada um. Israel logo escolheu o “Zé Carioca”, já Dona Maria se interessou por “ As Vozes Femininas da Floresta”. Ives, por sua vez, ficou indeciso com tanta variedade.

Israel, Ives e Dona Maria do Carmo
Foto: Assessoria da FGB


Mas para aqueles que como dona Maria e seus sobrinhos não encontraram as "supresinhas" na Bienal, ainda têm a chance de surpreenderem-se com o conteúdo de um saquinho repleto de conhecimeto. São livros literários, didáticos, acadêmicos infantis deixados pela FGB, em saquinhos de papel, espalhados em pontos estratégicos do evento até o próximo domingo, 23.  No entanto é bom lembrar que todos são convidados a fazer a doação após a leitura.

A Feira do Sebo foi idealizada em 2005 desde então vem sendo montada todos os sábados na Praça Povos da Floresta durante a estação de verão. Na Bienal vem chamando a atenção por sua diversidade de exempleres a preços simbólicos e por sua forma interativa de lidar com os visitantes.

Nenhum comentário: