Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

1º FESTIVAL “CINEMA PELA VERDADE” PROMOVE DEBATE SOBRE A DITADURA MILITAR NAS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES DO PAÍS

Projeto vai percorrer 27 capitais com exibição gratuita de filmes sobre o tema 

Desde maio, as principais universidades do país são palco do primeiro festival “Cinema pela Verdade”, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. O projeto leva para os quatro cantos do Brasil filmes nacionais que têm como tema o período da dita dura civil-militar e suas conseqüências. Ao todo, o festival já percorreu 26 capitais federativas e estreia este mês em Brasília. Já foram realizadas 138 sessões, em 72 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra. O público estimado até o momento é de mais de 13 mil pessoas. Em agosto, ainda estão previstas mais de 50 sessões em todas as regiões do país. 

O cinema sempre foi e será um instrumento indispensável de resgate da memória de um país. E para relembrar este período marcante da história brasileira, o “Cinema pela Verdade” selecionou três documentários que trazem diferentes enfoques sobre o tema: Cidadão Boilsen (2009), de Chaim Litewski; Condor (2007), de Roberto Mader; e Hercules 56 (2006), de Silvio Da-Rin. Além desses, o projeto também vai contar com a participação especial de mais duas obras: Diário de uma Busca (2010), de Flavia Castro; e Uma longa Viagem (2011), de Lucia Murat, lançamento nacional de 2012. 

No estado do Acre o projeto Cinema pela Verdade encerra com duas sessões na Faculdade Diocesana São José "A CATOLICA DO ACRE" que fica localizada na Av. Getúlio Vargas - Vila Ivonete. 

Data: 13/08 - segunda-feira Filme:Cidadão Boilsen (2009), de Chaim Litewski Debatedor: Neu Charles, mestres em educação pela Faculdade Claretianas-SP horário: 18h30min Local:auditório 

Data:14/08 - terça-feira Filme: Condor (2007), de Roberto Mader Debatedor:Januário Bonfim, graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco-MTS. Horário: 18h30min Local:auditório 

Sinopse: 
Cidadão Boilsen - Um capítulo sempre subterrâneo dos anos de chumbo no Brasil, o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários, ganha contornos mais precisos neste perfil daquele que foi considerado o mais notório deles. As ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, com a ditadura militar, sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirantes – e acusações de que assistiria voluntariamente a sessões de tortura emergem de diversos depoimentos de personagens daquela época. Direção: Chaim Litewski, 2009 Documentário, 92 minutos.

Condor - Condor foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos que resultou no seqüestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de tantas outras. Uma análise contemporânea destes eventos, trazendo uma história de terrorismo de Estado, mas também de pessoas e da procura pela verdade e justiça.Direção: Roberto Mader, 2007. Documentário, 106 minutos. 

Trailer 
Filme:Cidadão Boilsen (2009) de Chaim Litewski 

Filme: Condor (2007), de Roberto Mader 

Página no face: 

Contato:
Jobson Souza 
Agente Mobilizador do Projeto Cinema pela Verdade/Acre 
e-mail: jobsonxx@gmail.com 
cel.:9226-6582

Nenhum comentário: