Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ciclo de Formação em Fotografia

Projeto pretende iniciar um processo de estímulo e formação da fotografia em Rio Branco

Com o avanço da tecnologia digital, a fotografia tem se tornado uma prática cada vez mais popular, acessível para grande parte das pessoas. Amadores, profissionais, artistas e curiosos, têm produzido uma grande quantidade e diversidade de fotografias, mas muitas vezes as imagens são produzidas numa velocidade que não permite atenção e reflexão sobre o que está sendo fotografado. Pensando nisso, o Pium Fotoclube e a Biblioteca da Floresta promovem o projeto Ciclo de Formação em Fotografia, que nesta primeira edição traz a oficina Photomorphosis – Iniciação a fotografia: do artesanal ao digital, que será ministrada por Miguel Chikaoka, no período de 19 a 28 de janeiro de 2012, das 15 às 19h, na Biblioteca da Floresta.

A oficina visa introduzir conhecimentos essenciais sobre a origem, registro e tratamento da imagem e, através de construção e utilização de câmeras artesanais, jogos e exercícios sensoriais, propiciar o exercício do senso crítico no fazer fotográfico. As inscrições vão de 11 a 14 de janeiro, das 16 às 19h, na Biblioteca da Floresta e o investimento é de R$ 100,00. Serão disponibilizadas 20 vagas.

O projeto “Ciclo de Formação em Fotografia” pretende realizar mais edições trazendo para a capital acreana, oficinas, workshops, exposições e palestras sobre a fotografia e seus temas transversais. O projeto é uma realização do Pium Fotoclube em parceria com a Biblioteca da Floresta e tem como financiadora a Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Lei de Incentivo Municipal, e o patrocínio da Caixa Econômica Federal.


Quem é Miguel Chikaoka
Miguel Chikaoka é natural da cidade de Registro, interior de São Paulo. Começou a fotografar na cidade francesa de Nancy, lugar onde morou entre os anos de 1977 a 1979. Em 1980, voltou para o Brasil e fixou residência em Belém do Pará, onde começou a trabalhar como fotojornalista e se envolveu em diversas atividades ligadas a fotografia. Em 1984, cria o projeto FotoAtiva, associação que existe ativamente até hoje, e que se consolidou como um núcleo de referência para o desenvolvimento de uma cultura fotográfica na região amazônica e como uma das mais atuantes e criativas organizações culturais do Brasil.

Atualmente, Miguel coordena o Núcleo de Formação e Experimentação da Associação FotoAtiva, dirige a Agência Kamara-Kó Fotografias, além de ministrar diversas oficinas de fotografia no Brasil e no exterior.


Serviço
O quê: Ciclo de Formação em Fotografia, Oficina Photomorphosis – Iniciação a fotografia: do artesanal ao digital, ministrada por Miguel Chikaoka
Quando: 19 a 28 de janeiro de 2012
Onde: Biblioteca da Floresta
Inscrições: de 11 a 14 de janeiro, das 16 às 19h, na Biblioteca da Floresta
Número de vagas: 20
Pré-requisito: 12 anos e uma câmera fotográfica
Investimento: R$ 100,00 (à vista, em dinheiro, no ato da inscrição)
Carga horária: 36 horas
Realização: PIUM Fotoclube e Biblioteca da Floresta
Financiador: Prefeitura Municipal de Rio Branco
Patrocinador: Caixa Econômica Federal

Mais informações: www.piumfotoclube.com.br

Nenhum comentário: