Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ponto para cultura de Rio Branco e do Acre

Prefeitos e gestores assinam acordos fundamentais para as políticas culturais de Rio Branco e do Acre com representantes do MinC, FGB e FEM

Mais um importante passo para os avanços da construção e consolidação de políticas públicas para cultura de Rio Branco foi selado nesta segunda-feira, dia 12. O prefeito Raimundo Angelim assinou o Termo de Adesão do município de Rio Branco ao Sistema Nacional de Cultura e o Acordo de Cooperação Institucional com os municípios acreanos em adesão coletiva ao Sistema Estadual de Cultura (Siscult). Também foram celebrados acordos com os gestores de outros municípios acreanos.

O documento foi firmado em cerimônia realizada no Theatro Hélio Melo com a participação do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), Roberto Peixe; da secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão; da diretora-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Eurilinda Figueiredo; da representante do escritório do MinC no Acre, Keilah Diniz; do presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Dircinei Souza; e demais parceiros da Rede Acreana de Cultura (RAC).

O encontro teve em sua abertura a assinatura do convênio do “Criativa Birô do Acre”. O Criativa
Birô será um espaço para estimular, financiar e promover os empreendimentos culturais, com o objetivo de garantir infraestrutura para os negócios criativos, que vão desde a produção até o consumo. Lá, os próprios profissionais da cultura poderão desenvolver reuniões e apresentarem seus projetos. Em seguida, foi apresentada a palestra sobre “Economia Criativa no Brasil” ministrada por Cláudia Leitão, abordando os potenciais que este segmento pode alcançar e a sua importância para a gestão como um todo.

Durante o evento, a Rede Acreana de Cultura lançou a publicação “Cultura em Rede – A experiência da Rede Acreana de Cultura (RAC)”, que aborda o histórico da RAC, desde sua pré-criação até as ações e parceiros atuais. “Eu diria que a secretária Cláudia Leitão já pega aqui em Rio Branco e no Acre um ‘bom caldo’.”, brincou Roberto Peixe sobre a experiência da RAC.

Logo depois, foram celebrados os acordos que estreitam ainda mais a relação entre os entes federativos. Para finalizar, Peixe elogiou o Sistema Municipal de Cultura de Rio Branco por seu pioneirismo no Brasil, além de todas as ações e avanços culturais realizados no Acre. “Sabemos que aqui se tem uma relação muito próxima entre sociedade civil e governo estadual e municipais. Isso faz que os investimentos feitos no Acre reflitam no resto do país como exemplo”, analisou.


Nenhum comentário: