Formadores do Ministério do Esporte ministram as aulas entre os dias 11 e 14
O professor de Jiu Jitsu, Cláudio Souza, trabalha com crianças carentes, e acredita que o esporte é essencial na vida destas pessoas. “A partir dele [o esporte] é possível se descobrir e mudar o rumo de sua vida. Uma criança criada com o esporte tende a ser mais inteligente e ter melhor convívio social”, explica o professor. Ele é um dos 71 agentes do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) que estão sendo capacitados no Horto Florestal pelos professores do Ministério do Esporte, Carmem da Cunha Faro e Robson Bastos.
A solenidade de abertura da capacitação dos agentes do PELC aconteceu nesta quarta-feira, no Horto Florestal, e contou com a participação de diversas autoridades. A capacitação acontece até este sábado (14). O Programa foi criado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer/SNDEL, do Ministério do Esporte, e em Rio Branco conta com o apoio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil. Incluídas na sua programação, estão às atividades do Programa de Leitura da FGB e do projeto “Jogos e Brincadeiras Tradicionais”.
O objetivo do programa é suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer. “No lazer, na brincadeira, a competição não é a meta. E isso é muito bom na construção de uma sociedade saudável. O lazer traz a qualidade de vida, principalmente para as camadas mais populares” explicou professor do Ministério do Esporte, Robson Bastos.
Segundo o secretário Municipal de Esporte e Lazer de Acrelândia, Marliton Páscoa, a prática ainda não tem o espaço que deveria. O município também participa da capacitação. “É necessário valorizar o lazer, montar uma sociedade mais saudável e com menos mazelas como stress, doenças etc. Em Acrelândia, essa prática vai crescer, atingindo desde crianças até idosos”, analisa Páscoa.
“Pela primeira vez o município de Rio Branco tem a possibilidade de gerenciar um programa dessa importância”, afirma Afrânio Moura, diretor do Departamento de Execução da FGB. Na capital acriana, o programa será realizado em dez núcleos divididos entre a área urbana e rural da cidade. Ele atenderá a crianças, jovens, adultos, além da terceira idade e portadores de necessidades especiais, com atividades periódicas e eventuais, recreativas, de esporte, lazer e de leitura.
Os núcleos beneficiados pelo PELC são: Parque Capitão Ciríaco, Horto Florestal, Centro Cultural Thaumaturgo Filho, Centro Cultural Lydia Hammes, Centro de Cultura Popular do Tucumã, Transacreana, Benfica, Vilas Santa Cecília / Albert Sampaio / Dom Moacyr, Belo Jardim e Quixadá. As atividades do programa têm a meta de atingir quatro mil pessoas diretamente e se estima que alcançará mais 48 mil indiretamente. “O programa atenderá dez núcleos, especialmente nas áreas periféricas. A idéia é que o município entenda o valor do esporte e lazer”, comentou Afrânio. Mais informações através dos telefones 32242503 e 32240269.
por Veriana Ribeiro – Setor de Comunicação da FGB
Nenhum comentário:
Postar um comentário