Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mostra do Documentário "Seis de Todas as Épocas"

Aprovado no Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco, o documentário “Seis de Todas as Épocas”, dirigido e produzido pela jornalista Aldemira Margarido, surgiu como Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social / Jornalismo dela mesmo.

O projeto que visa reproduzir cópias e circulação do documentário em onze escolas de Rio Branco, sendo nove delas localizadas no Segundo Distrito. Em alguns espaços públicos da capital, a mostra já está em execução. Na quarta-feira, dia 18, acontece a primeira exibição do vídeo aos alunos da Escola Maria Angélica de Castro, localizada na Rua 24 de Janeiro. Na quinta-feira, dia 19, a mostra será na Escola Reinaldo Pereira e sexta-feira, dia 20, na Escola Roberto Mubarac, ambas localizadas no Bairro Seis de Agosto. As exibições serão realizadas a partir das 8h e às 13h30.

Ainda serão contempladas pelo projeto as escolas: Luiza carneiro Dantas, Dr. Carlos Vasconcelos, Instituto Imaculada Conceição, Escolas Lourival Pinho, João Mariano, Zuleide Pereira, Escola Estadual de Ensino Médio do Bairro Comara, conhecida anteriormente como Escola Arena da Floresta, todas localizadas no Segundo Distrito, e o Colégio Estadual Barão do Rio Branco – CEBRB e Colégio Acreano que se localizam na parte central da cidade.

O documentário “Seis de Todas as Épocas”, de 19 minutos de duração, é um retrato positivo do tradicional Bairro Seis de Agosto. Nele é resgatada a memória social de uma rua centenária, ressaltando as características próprias da comunidade através de uma abordagem histórica, social e cultural.

Segundo Aldemira, a proposta do projeto é mostrar o documentário como meio de mobilização da comunidade e destacar o meio audiovisual como uma das práticas do jornalismo. “O bairro Seis de Agosto traz uma história que acompanha o crescimento da cidade de Rio Branco, porém, é carente em benfeitorias. A realização de um trabalho documental sobre a comunidade propõe despertar a participação popular na construção para a formação da cidadania e estimular a atuação do profissional de jornalismo em uma nova prática da comunicação.”, salienta a jornalista.

Como retorno do projeto, Aldemira realizará mostras do vídeo no Parque Capitão Ciriaco, no Mercado Flávio Barros Pimentel, no Museu da Borracha, na Biblioteca Pública, onde fica a Filmoteca Acreana, e em outros espaços públicos de Rio Branco. Todas as instituições contempladas na circulação do projeto receberão cópias do documentário para acervo institucional.

Assessoria do Projeto

Nenhum comentário: