Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Terço na Gameleira

Ao cair da tarde sob a sombra de uma frondosa árvore, no Calçadão da Gameleira, católicos de Rio Branco se reúnem para rezar o terço da Virgem Maria, contemplando os mistérios luminosos, instituído pelo Papa João Paulo II ao Santo Rosário. É um momento de oração em praça pública, que acontece sempre às quintas-feiras, às 18h30, próximo ao mastro da bandeira acriana e tem como madrinha a Irmã Alfreda Patrini, do Instituto Imaculada Conceição. Aos seus 88 anos, a italiana está no Acre há 64 anos, graças à missão da Ordem das Servas de Maria Reparadora.

Segundo Irmã Alfreda, o terço na Gameleira se iniciou no dia 08 de maio de 2008, fundamentado na inspiração de Nossa Senhora de Fátima, que pede aos Cristãos rezarem o terço em praça pública para obter as bênçãos em suas famílias, intercedendo pelos jovens e proteção das crianças. O encontro religioso nasceu a partir de uma reunião da Confraria de Nossa Senhora das Dores e do Apostolado da Oração de Rio Branco. Essa confraria traz a proposta de propagar o mistério do Rosário da Virgem Maria, convidando as famílias e seus jovens a se voltarem aos mistérios de Deus.

Para os cristãos, a devoção ao sagrado Rosário é uma arma contra as calamidades que assolam a humanidade. É necessário para eles rezarem o terço rogando a Deus que proteja as famílias, defendendo-as dos pecados que atribulam o seio familiar. A propagação do Rosário enfatizando os mistérios luminosos tem o poder de fortalecer a fé dos Cristãos e tornar conhecida parte da caminhada de Jesus sobre a Terra, revelando sua vida como exemplo a ser seguido.

Enquanto inúmeras pessoas caminham no espaço do Calçadão, esses homens e mulheres ficam reunidos, formando um círculo, rezando o terço. Ao fim de cada mistério contemplado, eles entoam hinos a Nossa Senhora. À medida que o sol se põe e a noite chega, o terço é rezado. Terminado o compromisso, os devotos se cumprimentam com alegria.

“Por meio da oração os Cristãos recebem as bênçãos de Jesus e Maria e por isso é muito importante que as pessoas se voltem para este mistério, principalmente os jovens.”, afirma Maria Leia Cavalcante, membro do Apostolado de Oração de Rio Branco e participante dos encontros religiosos da Renovação Carismática da Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada próximo a Gameleira no Segundo Distrito.

Para João de Souza, morador do Bairro Seis de Agosto e ministro da palavra do Ministério da Liturgia da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, religião não salva, mas a igreja depois da família é o nosso refúgio. “Pois na igreja encontramos Jesus e sua Mãe Santíssima, Mãe de todos nós. Por isso devemos seguir o exemplo da Virgem Maria, pois ela foi a maior seguidora de Jesus, o acompanhou desde sua concepção, vida, paixão, morte e ressurreição e mesmo depois que Jesus subiu aos céus Maria continuou acompanhando-o em união aos seus apóstolos, assim devemos ser, seguidores de Jesus por meio de Maria.”, afirma João.

Irmã Alfreda destaca que muitas famílias estão se distanciando dos mistérios de Deus o que conseqüentemente desestrutura o seio familiar. Para a irmã, o momento é de oração para pedir proteção para as famílias, seus jovens, crianças, os mais necessitados, rogar em favor da paz entre as nações que se encontram em guerra. Ela faz o convite a toda sociedade de Rio Branco para rezar o terço na Gameleira e semear o fortalecimento da fé Cristã.

por Aldemira Margarido – jornalista

Nenhum comentário: