Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Educação Musical na Escola

Texto: Flávia Burlamaqui

Coral Infantil Boca Pequena inicia temporada de ensaios em 2011


Unir a arte e a educação em prol de uma formação mais rica e completa para os alunos da rede municipal de ensino de Rio Branco: é com essa perspectiva que o Coral Infantil Boca Pequena inicia sua temporada de ensaios em 2011.

Formado em 2004 por iniciativa de músicos acreanos, o coral já realizou 40 apresentações, com cerca de 9.800 espectadores. Seu repertório prioriza músicas de compositores brasileiros, em especial os acreanos, que cantam o meio ambiente, a paz e a infância.

“Desde quando esse projeto começou em nossa escola, há cinco anos, as minhas turmas participam. Para mim tem sido uma experiência maravilhosa, porque meus alunos se sentem valorizados, principalmente quando são convidados a se apresentar em espaços públicos”, diz a Estelita Nobre, professora da turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria Lúcia Moura Marin, que está sendo recebendo as atividades do coral.

Nessa trajetória, devido à importância e a qualidade de seu trabalho, o Coral Boca Pequena acabou por conquistar importantes parceiros. O Centro de Multimeios da SEME, que sempre apoiou nas partes pedagógica e de infra-estrutura, a equipe da Escola Municipal Maria Lúcia Moura Marin, que acolhe o projeto em suas dependências, a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado do Acre, e em 2011, o Banco da Amazônia, que está financiando todas as atividades através de recursos do seu Edital de Patrocínio Cultural.

Os ensaios estão acontecendo todas as terças e quintas-feiras, no turno da tarde. “Estou gostando muito de trabalhar com essa turma. Eles receberam muito bem a idéia do projeto, e estão se mostrando bastante dedicados e atenciosos”, comenta a regente Roseane Ricardo. “Esse ano, optei por começar o trabalho com clássicos da música popular brasileira, como forma de tentar ampliar o repertório das crianças”, complementa.

Beatriz Brito Fonseca, de 11 anos, está participando pela primeira vez, e diz estar gostando muito da experiência. “Estou aprendendo muitas coisas novas, como as músicas e os instrumentos que os professores nos apresentam.”, diz Beatriz.

Maion Wellington, de 10 anos, também está participando pela primeira vez, e comemora a possibilidade de poder estar melhorando a sua voz através dos ensaios. “Gostei muito da música O Caderno, que a professora Roseane nos apresentou, dizendo ser cantada por Toquinho”, destaca o aluno.

A previsão é que o Coral Boca Pequena comece sua temporada de apresentações públicas no mês de novembro. Até lá, as crianças seguem cantando, ensaiando e orgulhando a todos que acreditam e que investem em seu sucesso!!!

Para mais informações: Centro de Multimeios, telefone: 3223-3923.

Nenhum comentário: