“Prevenir é melhor do que remediar” é o que dizem os mais cautelosos. A Prefeitura Municipal de Rio Branco concorda e busca ações para melhorar a qualidade de vida dos rio-branquenses. Dentre essas atuações,
estão os programas “Saúde em Movimento” e “Academias da Comunidade ao Ar Livre”.
Na última segunda-feira, 09, o prefeito Raimundo Angelim inaugurou outro espaço do Circuito “Academia da Comunidade ao Ar Livre” localizada na Praça Zé da Gravata, no bairro Cidade Nova. A solenidade, que aconteceu às 9 horas, contou com a presença de secretários, autoridades, lideranças comunitárias, profissionais de saúde e moradores da região. Esta academia é a segunda construída na cidade e faz parte do Programa “Saúde em Movimento”.
Para a aposentada, Francisca Ferreira de Lima, o programa será útil no combate a doenças como diabetes. Com 75 anos de idade, sendo destes 35 morando no bairro Cidade Nova, Francisca vê a importância de lugares como este oferecido. “A comunidade precisa cuidar desta nossa academia. É muito boa e vai me ajudar a melhorar de saúde”, analisa.
Sobre o Programa Saúde em Movimento e Academias da Comunidade
Trata-se de um programa que visa estimular a população, em especial crianças e idosos, a ado
tar um estilo de vida mais saudável. Para isso, é oferecida a quem se interessar a prática de atividades físicas orientadas e acompanhada por profissionais das áreas de Educação Física e Saúde. Nesse ponto, entra a parceria com a Unimed de Rio Branco que garante os profissionais desses ramos.
A Fundação Municipal de Cultura Garibaldi (FGB) é parceira da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) desde a concepção do programa “Saúde em Movimento”. Este programa consiste no atendimento em oito núcleos com a prática de ginástica localizada e aeróbica, baseado na experiência desenvolvida no Estado do Paraná. Para completar as ações, foi elaborado o programa “Academias da Comunidade ao Ar Livre”, que já tem previsão para inaugurar cinco academias neste mês de maio. A FGB participa na consultoria e assessoria técnica de ambos os programas.
O espaço de exercícios é composto por dez aparelhos básicos de baixo impacto físico. Os equipamentos são para os seguintes treinamentos: remada sentada, multi-exercitador com seis funções, estimulador de cavalgada triplo, alongador com três alturas, surf duplo, pressão de pernas triplo, simulador de caminhada triplo, esqui triplo, rotação dupla diagonal triplo e rotação vertical triplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário