Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Fé e Devoção no Parque Capitão Ciríaco

A inauguração da Capela Nossa Senhora das Seringueiras é uma homenagem a protetora dos acreanos durante a Revolução Acreana


Originalmente construída na cidade cinematográfica da minissérie “Amazônia – de Galvez a Chico Mendes”, e utilizando as mesmas madeiras de sua construção anterior, inaugura no Parque Capitão Ciríaco no próximo dia 18 a Capela Nossa Senhora da Seringueira.

Nossa Senhora da Seringueira é uma denominação pouco conhecida, entre os vários nomes de Maria, Mãe de Jesus, sendo que um dos mais famosos é Nossa Senhora da Conceição. A origem do título dado pelos acreanos vem de um quadro de Nossa Senhora carregando um ramo da árvore, pintado por um índio na época da Revolução Acreana. São duas versões que contam a história do quadro, mas ambas afirmam que Plácido de Castro se apossou da imagem como sua protetora após vencer uma batalha contra o exército boliviano.

De qualquer forma a imagem se tornou um símbolo do povo acreano, que se apropriou encantado pela magia que a imagem, transformada em ícone de fé, lhes trazia. Seja com o nome de Nossa Senhora da Conceição, Rainha da Floresta ou Nossa Senhora da Seringueira, o fato é que a presença da Mãe de Jesus é recorrente em diversas crenças religiosas, aparecendo não apenas no catolicismo, mas também nas religiões afro-brasileiras e de algumas comunidades tradicionais e ayuhasqueiras. A construção vem como símbolo de fé e devoção a protetora, não apenas de Plácido de Castro durante uma batalha da Revolução Acreana, mas de todos os acreanos.


Serviço: Inauguração da Capela Nossa Senhora da Seringueira
Quando: Dia 18 de Dezembro às 16h
Onde: Parque Capitão Ciríaco

Nenhum comentário: