Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Auto de Natal 2008

Aldemira Margarido

A Associação das Mulheres do Segundo Distrito através do grupo As Pastorinhas, em união aos grupos teatrais Vivarte e Camalearte, e a Comunidade Católica do Bairro Seis de Agosto apresenta neste período que antecede o Natal de 2008 o Auto de Natal da cidade de Rio Branco.


O espetáculo teve sua estréia no último sábado (20), às 19 horas, no Mercado Velho, próximo a Passarela Joaquim Macedo; no domingo (21) se apresentaram na Praça da Revolução, na segunda-feira (22) estava marcada apresentação no Calçadão da Gameleira, no entanto a chuva impediu a realização do espetáculo; nesta terça-feira (23) o Auto de Natal será apresentado novamente na Praça da Revolução, no mesmo horário.

Segundo a professora Guajarina, coordenadora do Auto de Natal, a idéia de realizar o espetáculo foi motivada com ênfase na valorização dos artistas acreanos, sejam eles amadores ou profissionais. Ela explica que o Acre tem artistas capacitados para desenvolver um trabalho de qualidade e grande estilo. O espetáculo, com formato de teatro de rua, conta com a participação especial de Rita Rodrigues, artista do grupo Vivarte e Paulo Nascimento, ator do grupo Camalearte.

A artista Rita encena uma mendiga que conta a história do nascimento do Menino Deus e está presente durante todo o espetáculo; o ator Paulo faz o papel do Pastor Josué que anuncia o nascimento de Jesus; as Pastorinhas trazem ao Auto Natalino o encanto da inocência infantil, além dos jovens que iniciam na carreira artística e abrilhantam ainda mais o evento.

O espetáculo ainda tem como coreógrafa a artista Daniele Rodrigues e o grupo musical é formado por Fred Margarido, teclado; Luciano Cunha, violão e voz; e Paula Gonçalves, voz, os dois últimos componentes são representantes da Comunidade Católica do Bairro Seis de Agosto.

O Auto de Natal 2008 tem o apoio da professora Deise Salim Pinheiro que disponibilizou o roteiro do espetáculo, o qual foi adaptado por Daniele Rodrigues; as Irmãs Servas de Maria do Instituto Imaculada Conceição ajudaram em boa parte do figurino; o Senhor Saldanha, morador e integrante da Associação dos Moradores do Bairro Seis de Agosto, disponibilizou espaço para ensaio dos artistas; e o Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour - FEM e Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil – FGB, em parceria, patrocinam o cachê dos artistas.

Daniele Rodrigues ressalta que este trabalho é uma verdadeira junção do velho e do novo, onde estão integradas crianças a partir de 5 anos a pessoas com mais de 80 anos de idade, as próprias mães das crianças presentes nas apresentações demonstram-se forte aliadas na valorização cultural.

Daniele salienta: “toda comunidade reunida direta ou indiretamente proporcionaram a realização deste trabalho que tem como maior objetivo mostrar que o Natal não é só consumo, o Natal é humanidade, é arte, é cultura, é tradição, é sentimento de união e fraternidade.”

Contatos: Guajarina Margarido (9203-2559), Daniele Rodrigues (8415-2087).

Um comentário:

Anônimo disse...

o auto de natal foi lindo....
margavilhoso