O bom humor de Garibaldi Brasil sempre foi marca registrada, e com tantos talentos diferentes - jornalista, pintor, escritor, advogado, caricaturista, poeta, contista, escultor e chargista – ele deixou um legado de causos para contar, garantindo que sua história continuasse viva e contribuindo para a produção cultural da cidade.
Garibaldi Brasi: Auto-retrato
De acordo com Marcos Vinícius Neves, historiador e presidente da Fundação Garibaldi Brasil - FGB, o patrono da instituição exerceu importante papel na construção da história e cultura local. “Fazia parte de seus muitos talentos a pintura, que no contato com o jornalismo se transformava em charges e caricaturas. Mas ele também tinha talento para as letras, traduzido em poesias e nas crônicas”, descreve.
Garibaldi dedicou o seu tempo também à política. “Gari foi promotor público, diretor da Rádio Difusora Acreana e chefe de gabinete de 11 governadores”, conta. Com isso, Garibaldi se tornou uma das mais importantes e emblemáticas figuras da cultura local. “Um verdadeiro anti-herói, daqueles que fazem de seu amor pela vida uma arma mais poderosa do que aquelas empunhadas pelos tantos guerreiros de nossa história”, explica o historiador.
FESTIVIDADE – Para homenagear o importante personagem da cultura acreana, a FGB e a Academia Acreana de Letras, realizam neste sábado (27), das 17h às 20horas, no Mercado Velho, o lançamento do livro “Nova Literatura Acreana”, resultado do I Prêmio de Literatura Garibaldi Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário