Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 14 de março de 2008

A cultura acontece

Ou: quem vai dizer que não?

Amanhã, Neiva Nara lança um livro para crianças. Até o fim do mês, o Centro Acreano de Hip Hop faz a eleição da sua nova diretoria. Na próxima semana, começam os jogos da IV Copa Irio Maia de Futebol e os artistas plásticos iniciam os preparativos para a festa de 20 anos da Associação dos Artistas Plásticos do Acre.

Enquanto isso, o Seu Aldenor, tranqüilo, defuma o látex que acaba de recolher das seringueiras do Velho Ciríaco e enche o parque de fumaça. Ninguém liga. A não ser alguns casuais inéditos visitantes que são obrigados a abanar o ar para espantar a fumaça branca do rosto. Ao lado da minha janela, a meninada joga bola na areia, quase matando de inveja quem vos escreve.

E quando a fumaça da borracha defumada permite, é possível sentir o cheiro daquela comida que as famílias que moram no entorno do Parque preparam. Às vezes, um bife cheio de tempero, às vezes banana frita, às vezes bodó. E a gente fica com aquela sensação de saudade de casa, de infância, de fim de manhã ou fim de tarde.

Também aqui ao lado (só que um pouco mais longe), Dona Guajarina planeja mais um projeto para “As Pastorinhas”, afinal, o Edital 2008 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura está aberto e ninguém deve deixar de participar. Talvez do outro lado da cidade, alguém esteja lendo a coluna pela internet, numa sala fechada e com ar-condicionado.

Mas outro leitor folheia o jornal com um cafezinho ao lado, sentado numa cadeira de balanço na varanda de casa. Há ainda aqueles que estão lendo o texto através do nosso blog. Ao mesmo tempo, uma banda de rock ensaia lá no estúdio do Coletivo Catraia, se preparando para o “Tributo a Beatles”, um show que deve acontecer qualquer dia desse...

E a cultura vai acontecendo, normal, natural. Nas Câmaras Temáticas, os diversos fazeres culturais são debatidos. E quem debate? Aquela garota que acaba de escrever um poema para o Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura e aquela poetisa que já tem dois ou três trabalhos publicados.

Uns grupos já estão mais mobilizados e atuantes que outros. Mas o importante é que todos caminham, embora alguns estejam com dificuldade, na tentação de parar para descansar de um cansaço que nem existe (ainda?). E a cultura acontece e a gente não vê se não quiser. A gente não sente se fugir, se tampar os olhos, o nariz, o ouvido, a boca...

Os representantes das Câmaras Temáticas estão sendo eleitos. Eu até pensei em colocar o nome deles todos aqui, mas... hum, vejamos, visualmente talvez não ficasse tão legal, já que cada câmara escolheu o número de representantes que quis, e já temos várias câmaras formadas nas três áreas, o que implicaria em deixar a coluna toda, exclusivamente, especialmente, para estes nomes. Portanto, se você quiser conferir o representante da Câmara da sua área de atuação vai ter que participar das reuniões ou visitar o nosso blog, ok? Estamos no aguardo!

*Artigo publicado hoje na versão impressa do blog, no Jornal Página20.

Nenhum comentário: