Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Rio Branco recebe 20° Festival de Cultura da Diversidade Mix Brasil

Nesta quarta-feira, 28, aconteceu o 20° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, 3ª edição Mix realizado no Acre. A programação cultural LGBT permanece até domingo, 01, com shows, palestras, espetáculos e exibições gratuitas de filmes de curta e longa-metragem.

O evento realizado no Cine Teatro Recreio, Rio Branco, teve abertura oficial com poesia, performances artísticas e exibição do filme brasileiro Tudo que Deus Criou (2012), e presença ilustre de Paulo Vespúcio, ator do filme.

Com plateia cheia e público acalorado, representantes da sociedade civil, fazedores culturais, parceiros e apoiadores prestigiaram o primeiro dia do maior evento cultural dirigido ao público LGBT, entre eles o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, FGB, Rodrigo Forneck, presidente da Fundação Elias Mansour, FEM, Francis Mary, secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Concita Maia, primeira dama, Marlúcia Cândida, secretária de Políticas Públicas da Igualdade Racial do município, Lúcia Ribeiro, primeira dama Gisélia Viana.

Rodrigo Forneck, presidente da FGB e representante do prefeito Marcus Alexandre, parabenizou a equipe organizadora do evento e disse que esse é não é um momento só de festa, mas sim de reflexão. “Pela primeira vez a gente teve um projeto contemplado pelo município, que trabalhe e articule a diversidade como cultura. A gente vive constantemente com o preconceito no nosso dia a dia, por isso precisamos de mais ações que anulem esse preconceito, nas escolas, no trabalho, nas ruas, para que prevaleça o amor, o respeito. Este é um compromisso da nossa gestão.”, destacou.

Um dos objetivos do Festival é levantar uma discussão sobre a questão da diversidade, contribuindo com a quebra de preconceitos, e levar ao público a mensagem de respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero.  Essa luta é válida, “vamos cantar a cultura da diversidade, todos juntos em uma só voz, contra o preconceito”, disse Moisés Alencastro, um dos organizadores do evento.

Este projeto foi contemplado pela Lei de incentivo à Cultura municipal e estadual, com patrocínio da Unimed, Rio Branco e apoio cultural do Cineclube Cocar, Cine Clube Opiniões, UFAC, Fundação Aldeia de Comunicação, Acre Solidário, VT Publicidade, Usina de Artes João Donato, Funerária São João Batista, Café do Teatro, Federação de Teatro do Acre, Top Mídia.










Roberta Marisa (Assessoria FGB)
Fotos Evandro Derze

Nenhum comentário: