Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Visitantes prestigiam estande da Prefeitura na Expoacre

Neste ano, a prefeitura de Rio Branco comemora os 100 anos de histórias que transformaram a cidade. Para celebrar esta data marcante, o prefeito Marcus Alexandre, junto a sua equipe, preparou um estande na Expoacre para mostrar aos visitantes a evolução da cidade e ações de melhorias em infraestrutura, o que está sendo executado e projetado para tornar Rio Branco uma capital modelo.





Além da exposição de 100 anos de Rio Branco, no local está sendo exposto pela Secretaria Municipal de Obras, SEDOP, a maquete e projeto arquitetônico do Centro Popular de Compras. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, RBTrans, está apresentando o Centro de Controle de Operações, CCO. E a secretaria adjunta da Juventude participando com um grupo de teatro e animação sobre a campanha de distribuição de preservativos e conscientização sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o presidente da Fundação Garibaldi Brasil e coordenador do estande da prefeitura na Expoacre, Rodrigo Forneck, o estande da prefeitura apresenta uma temática prioritária de valorização do espaço do cidadão. “A relação com a comunidade, a forma que as pessoas estão interagindo é muito importante para o bom andamento da administração municipal. A exposição leva as pessoas a lembrarem do seu passado e se impactarem com a projeção moderna, que anuncia a visão de futuro da nova gestão”, comentou o coordenador.

A exposição dos 100 anos da Prefeitura mostra a Rio Branco de seringal a município, 1882 a 1912. A apresentação conta a história de Rio Branco por períodos, a começar por 1913, passando pela formação do município, a expansão da cidade, o crescimento da cidade e suas dificuldades, até a atualidade, em 2013, quando a cidade que se prepara para o futuro.


“Além de mostrar o que está sendo feito, as pessoas tem a oportunidade de debater sobre o que é melhor para a comunidade, sugerir novas ideias e ajudar a construir o novo futuro da cidade”, destacou Rodrigo.
Histórias, fatos, imagens fazem com que os visitantes viagem no tempo. Muitos jovens se surpreendem com a história de luta do povo riobranquense. Os mais antigos se emocionam ao ver as fotografias que os fazem relembrar de vários momentos da infância.

A apresentação evidencia também os tempos difíceis, quando a transformação que recuperou a infraestrutura urbana da cidade restaurou em paralelo a autoestima dos moradores. Joshua Delano de 16 anos, morador do bairro Vila Ivonete, disse que escutava a história, mas não sabia de fato como era antigamente. “Aqui a gente revive toda a história. É muito bom poder conhecer mais e ver através das imagens como nosso povo viva. É uma mudança nítida. Hoje tudo melhorou”, enfatizou o estudante.

Vanderlan Nogueira, 48 anos, veio de Sena Madureira aos 02 anos de idade. Ele lembra que quando chegou a Rio Branco era a inauguração da Ponte JK, conhecida na época como “balança, mas não cai”. “Essa ponte era a única do Brasil que foi remendada com uma passarela de madeira. O povo passava com medo, mas não caía. Virou até diversão”, recorda.


“A história de Rio Branco tem mudanças recentes, e para quem vive aqui não esquece. Esse passado ainda tá fresquinho na nossa memória”, disse Ezequiel Bino, que levou a esposa, Kelly Gouveia, e a filha Isabel de 08 anos, para conhecer o estande.

Kelly Gouveia achou interessante a exposição. A foto que mais a empolgou foi a da famosa ponte “balança, mas não cai”, que ela chama de “baila comigo”. “A organização da história e fotos está muito boa, a prefeitura está de Parabéns. Eu adoro a da ponte baila comigo, eu andei nela com a minha mãe”, contou emocionada.




As fotos da exposição são todas de arquivo do Departamento de Patrimônio Histórico FGB e FEM e Assessoria de Comunicação da Prefeitura e Governo.

Roberta Marisa (Assessoria FGB)
Fotos Evandro Derze

Nenhum comentário: