Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Prefeito diploma contemplados na Lei de Incentivo à Cultura

“Estaremos acompanhando para termos a garantia de que estão sendo bem executados”. Com esta declaração, o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, abriu a cerimônia de diplomação dos projetos aprovados no Edital da Lei de Incentivo à Cultura 2013, ato que contou com a presença do prefeito Marcus Alexandre, vereadores e ativistas culturais. São R$540 mil em renúncia fiscal que serão aplicados na execução de 31 projetos ligados ao patrimônio cultural e à arte. O esporte, que antes fazia parte do edital, agora conta com lei própria. Forneck destacou o caráter comunitário dos projetos.
Os contemplados se reuniram no Parque Capitão Ciríaco, na manhã desta quarta-feira, 17, e foram recebidos com música e apresentação de capoeira. Lançado em maio, o edital 2013 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura teve 117 projetos apresentados, sendo 47 para os temas de Patrimônio Cultural e 70 para Arte. 31 foram aprovados. “São projetos muito bons, que a comissão teve dificuldade de selecionar. Isso é muito importante porque mostra o bom nível da cultura de Rio Branco”, observou o prefeito, que destacou também a transparência na condução do processo e na definição dos projetos a serem beneficiados.
 
O mecanismo de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura funciona com base de renúncia fiscal, onde o poder público abre mão da cobrança de um percentual imposto para que a iniciativa privada passe a investir em ações culturais, através da troca do bônus referente ao valor do projeto aprovado.
Falando em nome dos contemplados, Luíza Nepomuceno coordena os grupos Redescobrindo a Vida e  Os Bebês da Terceira Idade, do Centro Cultural Lídia Hammes, e agradeceu pelo apoio que vem recebendo. “Estou muito feliz, nosso grupo está feliz e eu só tenho a agradecer”, disse ela, cujo projeto “Forró Como Antigamente”, mantido pelos “Bebês”, foi o contemplado pela lei de incentivo.
Marcus Alexandre fez especial agradecimento ao Líder do Prefeito na Câmara Municipal, o vereador Gabriel Forneck, cujo mandato dedica grande atenção às manifestações culturais –tanto que 80% das emendas apresentadas por ele são voltadas essas atividades.

Nenhum comentário: