Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 14 de junho de 2013

APAE realiza 1ª Exposição de Artes Visuais


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE Rio Branco, realiza 1ª Exposição de Artes Visuais com os trabalhos feitos pelos alunos da instituição na área artística e cultural. A exposição foi lançada nesta sexta-feira, 14, e deve continuar aberta ao público até o dia 29 de junho, no Memorial dos Autonomistas, espaço anexo ao Teatro Hélio Melo.
A Exposição de Artes Visuais está aberta com 80 obras em diversas categorias - desenhos, pinturas, fotografias. O objetivo da instituição realizadora do evento é divulgar a produção e mostrar para a sociedade acreana a qualidade das obras feitas pelos alunos com necessidades especiais.
Durante a exposição, o público poderá selecionar as obras que mais gostaram. Ao final, as melhores obras escolhidas irão concorrer no 9° Festival Nacional Nossa Arte, que acontecerá em novembro, na cidade de São Luís do Maranhão.

Na abertura solene os alunos da Escolinha de Capoeira Especial da APAE fizeram uma apresentação especial. O projeto de capoeira especial dirigido pelo mestre de Capoeira, professor Arrepiado, foi a contemplado, em 2011/12, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

De acordo com a presidente da APAE, Cecília Lima, a exposição foi realizada graças ao trabalho em equipe da APAE. “Esse trabalho foi realizado graças a muita determinação, persistência e empenho das professoras Luíza, Nazaré e equipe. Esta é apenas uma mostra do trabalho que é realizado com os mais de 300 alunos, com idade entre 07 a 35 anos, na instituição”, destacou.
Estiveram presentes no evento, o presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, mãe do Prefeito Marcus Alexandre, Tânia de Cássia, representante do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Cícero Viana, Artista Plástico e professor, Arnaldo Lima, e demais representantes da Associação dos Artistas Plásticos do Acre e colaboradores da APAE.

O presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, garantiu que a parceria entre a APAE e a instituição pública será abraçada. “A arte e cultura é fundamental na nossa vida, independente de classe, raça, cor, status. O trabalho desses meninos é brilhante, e precisamos que essa dedicação seja valorizada”, ressaltou.


A jovem Orinete, da turma profissional III da APAE, tem trabalhos expostos nas categorias, fotografias e pinturas. Ela disse que faz de tudo um pouco, mas se diverte bastante durante os laboratórios de fotografia. “Eu estudante da APAE e gosto de tirar foto para fazer uma gracinha pro povo”.
Parte do trabalho realizado pelos alunos foi orientado e supervisionado pelo professor Arnaldo Lima, que falou que aprendeu do que ensinou. “É impressionante ver a capacidade incrível que eles têm de se expressar através da arte. Eles são como nós, têm limitações, mas também a capacidade de aprender e reproduzir as atividades de forma muito rápida. Eu aprendi e cresci junto com eles. E quero continuar presente, vendo de perto o sucesso desses artistas talentosos”, declarou Arnaldo.

Roberta Marisa (Assessoria FGB)
Fotos Evandro Derze

Nenhum comentário: