Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 13 de março de 2013

Fórum Setorial Integrado de Arte e Patrimônio Cultural acontece quinta-feira



Roberta Marisa (Assessoria FGB)

O Conselho Municipal de Políticas Culturais em parceria com a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil realiza o 1° Fórum Setorial Integrado de Arte e Patrimônio Cultural de 2013, nesta quinta-feira (14), no Cine Teatro Recreio, em frente ao calçadão da Gameleira.

Toda a sociedade civil esta convidada a participar. O credenciamento será iniciado a partir das 17 horas. Os fazedores culturais que não estiverem inscritos no Cadastro Cultural do Município – CCM, poderão se inscrever no início da Plenária do Fórum Setorial.

Serão discutidos no encontro, os mecanismos de financiamento da Lei de Incentivo, bem como a divisão de recurso, limite de recurso por projeto, quantidade de editais e sobra de recurso.

De acordo com o diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura, Rodrigo Forneck, é importante que todos os cidadãos participem, mesmo que não seja atuante, para saber como está sendo conduzido o sistema de cultura no seu município.

“As câmaras temáticas compõem o Conselho Municipal de Cultura. Cada área se reuniu antes para discutir sobre os mecanismos de financiamentos e pensar o formato ideal para a realização do fórum. E convido a todos para estarem presente no Fórum, pois queremos que a sociedade conheça e nos ajude a construir um sistema cada vez melhor, atendendo as necessidades culturais da nossa região”, disse Forneck.

Além dos assuntos pautados pelos diversos segmentos nas reuniões das Câmaras Temáticas, os conselheiros irão eleger os membros da Comissão Executiva de Cultura. Só terão direito a voto quem participou das três últimas reuniões da Câmara Temática correspondente ao seu segmento prioritário de atuação, demais cadastrados terão direito somente a voz.

Lei de Incentivo ao Esporte e a Cultura

Com a criação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, os recursos da Lei de Incentivo destinados ao Esporte e a Cultura, serão lançados de forma separada. Os valores e percentuais dos instrumentos de financiamento serão divulgados no ato da Plenária.

A Lei de Incentivo a Cultura funciona como um instrumento de apoio às iniciativas culturais realizadas em Rio Branco. Qualquer artista (pessoa física e pessoa jurídica - que tenham mais um ano de atuação na área cultural da cidade de Rio Branco), cadastrado no CCM, pode inscrever projetos para concorrer aos benefícios da lei.

Nenhum comentário: