Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prefeitura prepara serviços para o carnaval


Apesar do Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco não promoverem o carnaval deste ano, alguns serviços como de saúde, organização do trânsito e transporte, limpeza urbana, combate ao trabalho escravo e a exploração sexual de crianças e adolescentes serão oferecidos pela Prefeitura no estacionamento do Estádio Arena da Floresta e em outros locais de festa.



O diretor de Transportes da RBTRANS, Jô Luis Fonseca, explica que diariamente, os ônibus vão sair do Terminal Urbano com destino ao Estádio Arena da Floresta até as 23h30min. Da Arena para o centro, haverá ônibus até as três horas da manhã com parada final em frente ao Quartel da Polícia Militar. Os táxis e moto-táxis vão ter ponto fixo na rotatória do 14 BIS com Amadeo Barbosa, onde também ficarão os ônibus. “Teremos equipes trabalhando no Terminal e no Arena. Dependendo da necessidade, poderemos estender o horário máximo de saída dos ônibus”.



A RBTRANS vai atuar na interdição de ruas de locais onde serão realizadas as festas como no Conjunto Universitário, Esperança, bairros José Augusto e Bosque, Parque do Tucumã, e no bairro Aeroporto Velho, onde a folia da terceira idade será realizada no Centro Cultural Lídia Hammes.  A organização e fiscalização do trânsito ficarão sob a responsabilidade do Governo do Estado, por meio do DETRAN e Ciatran.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social terá equipe diária de cem pessoas atuando no Arena da Floresta e de forma itinerante onde houver festas carnavalescas. O objetivo é combater á exploração sexual contra crianças e adolescentes, o trabalho escravo e a venda e consumo de bebidas alcoólicas pelos menores. A secretária Dora Araújo, relata que Semcas vai atuar também em parceria com as equipes do Juizado da Infância e Adolescência, na fiscalização do cumprimento do horário permitido para a permanência de menores nos locais de festa.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - Semsur, vai ter equipe diariamente para realizar a limpeza dos locais de carnaval a partir das cinco horas da manhã.  O secretário Kellyton Carvalho, diz que vai reforçar a equipe de 80 pessoas que já trabalham no centro da cidade.

Saúde

A secretaria Municipal de Saúde vai levar a campanha de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis aos locais de festa. A coordenadora Municipal de prevenção às DST/AIDS, Deugiane Batista, cita que serão distribuídos de oito a nove mil kits de prevenção diariamente durante o carnaval. A distribuição será feita no carnaval no Arena da Floresta e nos bairros onde também haverá folia.  E os kits já começam a ser distribuídos nesta sexta feira pela manhã no senadinho, durante evento realizado para a terceira idade. Cada unidade tem preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e folder informativo.

Cerca de cinquenta pessoas da Secretaria Municipal de Saúde e jovens do projeto Quero a Vida, ligados a Coordenadoria Municipal da Juventude, vão atuar na campanha preventiva do carnaval.

Deugiane Batista relata que desde o dia 21 de janeiro, as unidades de saúde, intensificaram a realização dos testes rápidos de AIDS, hepatites B e C e sífilis, o que deve se estender no período pós carnavalesco.

Entre os parceiros da Secretaria Municipal de Saúde na campanha preventiva DST no carnaval 2013, estão a Coordenadoria Municipal da Juventude, Programa de Redução de Danos, Associação das Lésbicas e Profissionais do Sexo e Associação dos Travestis.


Nenhum comentário: