Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Foliões aprovam novo formato do carnaval de Rio Branco


Roberta Marisa (Assessoria FGB)

Na sexta-feira, 08, aconteceu oficialmente a abertura do carnaval de Rio Branco, no estacionamento do Arena da Floresta. A noite foi pulsada pelo concurso da Realeza 2013 que teve como Rei Momo Everaldo Nunes, Rainha Jaiana Oliveira, Rainha Gay Tayra Linhares e Rainha Travesti Ariane Cury. Os vencedores de cada categoria receberam R$ 3.000,00 e troféu.  A festa continuou com desfiles de blocos de samba e trio elétrico com show de bandas locais.

Com novo formato, conduzido por empresas privadas, a festa teve total apoio institucional do Governo e Prefeitura. Uma experiência nova e já aprovada pelos brincantes. “Todos os anos a família toda brinca carnaval aqui, e este ano a festa continua boa, tranquila e com segurança, que é o mais importante”, contou Ribamar Guimaraes, morador do bairro José Augusto.
Francisca de Oliveira mãe de Larissa e Lucas também elogiou a festa e ainda disse que os tradicionais desfiles dos blocos e realeza não podem terminar. “Vim festejar e ver os desfiles, e to gostando muito. Isso já virou a marca do nosso carnaval. Não pode faltar”.
Além dos habituais foliões riobranquenses, visitantes de municípios vizinhos e países fronteiriços como, como Peru, prestigiaram a festa de carnaval.

Edarri Salas veio de Cusco (Peru) para o Brasil estudar língua portuguesa, e aproveitou a oportunidade para, junto com um grupo de turistas peruanos, festejar. E arriscando o português, um pouco confuso, ele disse: “Me gusta. A festa ta legal, muito bonita e muito agradável”.

“6 é D+” venceu disputa entre blocos de samba

Com muita determinação, energia e alegria os blocos Pixain, Vila do Fuxico, Liga das Quadrilhas e 6 é D+ arrastaram centenas de foliões na primeira noite de carnaval. Com sambas enredo em temas específicos que faziam menção a história dos próprios grupos, temas culturais e comunicação.

O diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), Rodrigo Forneck, explicou que este ano a maior articulação dos blocos foi feita por inciativa das comunidades envolvidas. “Foi muito bom ver o resultado desta grande festa, que reuniu os blocos e realeza, realizada com responsabilidade e segurança. Os blocos em especial se organizaram entre si, nós demos apoio na apuração e logística”, comentou. 
 
Os blocos contaram com a participação de brincantes de diversos bairros e regionais de Rio Branco. A disputa teve como critérios de avaliação bateria, samba enredo, rainha da bateria, harmonia, evolução e comissão de frente. Quem levou o troféu de campeão da noite foi o Bloco 6 é D+, do bairro Seis de Agosto, em segundo lugar ficou o bloco Liga das quadrilhas que teve como tema as culturas populares. O bloco Pixain ficou em terceiro lugar e em último Vila do Fuxico.

Nenhum comentário: