Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vale Cultura


Trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos receberão um Vale Cultura para consumir produtos culturais, entrar em teatros, cinemas, comprar livros, cds. Leia a entrevista completa que foi publicada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Branco.

"TÁ EM PAUTA

O Diretor-Presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, fala sobre o Vale-Cultura.

_

Asscom: A presidente Dilma Rousseff sancionou no fim do ano passado o projeto de lei que cria o 'Vale-Cultura', o que é, e como funciona esse benefício?

RF: O Vale-Cultura será um benefício que todos os trabalhadores brasileiros, que ganham até cinco salários mínimos mensais, irão receber. Tendo como objetivo principal garantir meios de acesso e participação nas diversas atividades culturais desenvolvidas no Brasil. Será muito parecido com o vale-transporte ou o vale-refeição, pois o trabalhador receberá um cartão magnético, com crédito mensal de R$ 50,00 além do salário devido, e poderá utilizar para entrar em teatros, cinemas, shows, comprar livros, CDs e consumir outros produtos culturais. Isso ajudará na formação dos cidadãos brasileiros e também fortalecerá o mercado consumidor de bens e serviços culturais.


Asscom: É de livre arbítrio dos proprietários dos espaços culturais a aceitação ou não do Vale-Cultura como forma de pagamento pelo acesso ao evento?

RF: Os proprietários dos estabelecimentos comerciais, assim como os patrões que pagarão o benefício, terão que aderir a um programa federal ligado ao Ministério da Cultura, entretanto, a lei sancionada prevê uma regulamentação a respeito do assunto, que deve ser concluída até junho deste ano.


Asscom: Quais projetos a FGB tem em andamento, e quais os futuros, para incluir a população de baixa renda nas políticas culturais do município?

RF: Em relação ao Vale Cultura, a FGB atuará como articuladora para que este novo benefício chegue aos nossos trabalhadores de Rio Branco e, desta forma, a produção cultural de Rio Branco seja consumida em maior escala. Para isso, iremos intensificar nos mecanismos de fomento que garantam aos artistas a produção de bons produtos culturais, tais como peças de teatro, dança, shows musicais, livros, instrumentos musicais e outros."

Nenhum comentário: