Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pesquisa revela demanda turística em Rio Branco

Por Rachel Dourado (FGB)

A Câmara Temática de Turismo, por meio do Sindicato dos Guias de Turismo, realizou em maio de 2012 o Seminário Construindo Políticas Públicas para Rio Branco

O encontro contou com a participação de profissionais com referência em diversas especificidades: Dr. Mário Carlos Beni, especialista em Sistema Nacional de Turismo, Administração Pública e Turismo; Drª Luzia Neide Coriolano, professora e coordenadora do Laboratório de Estudos do Turismo e do Território; Fabrício Amaral, consultor jurídico para empresas e empreendimentos da área turística, co-autor do projeto da lei Geral do Turismo e autor do programa de fiscalização integrada do MTur. 

O evento foi planejado pela Câmara Temática de Turismo que entre 2008 e 2012 agrupou uma diversidade de propostas com objetivo de ampliar o debate, visando a consolidação de um documento democrático que buscasse atender aos anseios dos moradores de Rio Branco. Para 2013, portanto a intenção é focar os esforços na luta pela implementação de políticas públicas que contemplem a área. 

Com intuito de chamar a atenção da gestão pública para a importância de sua intervenção no fomento e regularização da atividade, o foco do seminário girou em torno da necessidade de realizar uma Pesquisa de Demanda Turística no município. 

Com relação aos números, os resultados apresentados mostram que 81% dos entrevistados que chegam à cidade são brasileiros, sendo que 39% vêm a trabalho, 28% visitam amigos e familiares e 17% buscam lazer. 

A partir desse esboço inicial é possível afirmar que a demanda turística é real e, por conseguinte, se faz necessário uma atenção especial por parte do poder público no sentido de investir em um planejamento turístico que atenda os anseios da sociedade.

Confira aqui os dados da pesquisa.

Nenhum comentário: