Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Resultado de Oficina de Entalho em Madeira está em exposição no Sesc Centro

Por Cristiane Albuquerque 


Desde o último sábado, 13, a galeria do Sesc Centro recebe, a exposição “ Oficina de Entalho em Madeira da Birosca dos Artistas”, projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura 2011 através da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil. 
As obras, que em sua maioria abordam o tema da diversidade da fauna amazônica, foram produzidas por 13 alunos, entre crianças, jovens e adultos, junto ao professor e artista plástico Natalino Santos da Conceição. 
Foram 72 horas de aula realizadas, no turno da manhã, entre 8h e 11h30, na Birosca dos Artistas, bairro Wanderley Dantas, com disciplinas divididas em: desenho básico, manuseio do material e prática do entalho em madeira. O resultado agradou tanto que alunos e professor pretendem dar continuidade ao curso no próximo ano. 

Foto: Natalino Santos

São cobras, borboletas, peixes, botos, macacos, além de outras imagens, peças entalhadas produzidas por uma turma animada e cheia de vontade. A dona de casa Cléia Araújo após ver uma dessas na casa de uma amiga ficou curiosa e resolveu aprender. “No início achei que não ia conseguir, mas depois vi que a paciência ‘é a alma do negócio’ e o resto é força de vontade” disse sorridente. 
Foto: Natalino Santos

Para Pedro do Nascimento, estudante de 12 anos, o acabamento é a fase mais difícil, “mas também é a melhor parte porque o desenho parece criar vida” explicou. Já Natália, 7 anos, exibiu como um troféu a borboleta que entalhou com a ajuda do professor que também é seu pai. Procurando imitar os gestos do “papai”, a menina parecia se divertir ao manusear a peça que acabou de finalizar. 
Para o professor é um prazer poder contemplar a evolução dos alunos. “Eles chegam tímidos e vão se desenvolvendo, se familiarizando com o material e o resultado excelente” afirma. 

Foto: Natalino Santos

Santos agradece a Prefeitura Municipal e a FGB pelo incentivo ao fomento das artes plásticas na cidade de Rio Branco e torce para que outros projetos possam disponibilizar novas oficinas, tanto para aqueles que querem se especializar na área como aqueles que ainda pretendem enveredar por esse caminho. 
Para quem aprecia a arte de entalho na madeira esta é uma boa oportunidade de conferir de perto o trabalho de Natalino e seus pupilos. A exposição segue até o próximo domingo, 28.

Nenhum comentário: