Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

FGB reúne artistas para lançamento de dois editais nas áreas de Música e artes plásticas


Por Cristiane Albuquerque (Assessoria de Imprensa)

A Prefeitura de Rio Branco por meio da Fundação Cultura Garibaldi Brasil, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais e das Câmaras de Artes Visuais e Música, lançou nesta quarta-feira, 3, às 10h, na sala do Conselho Municipal de Políticas Culturais, dois editais em prol do fomento a cultura. O “8° Concurso de Artes Visuais: as cores da cidade”, assim como a “2° Edição do Festival de Música Som da Cidade” fazem parte do cronograma dos 130 anos do município e objetivam valorizar, incentivar e premiar os trabalhos dos artistas acreanos.
Além da equipe da Garibaldi, estiveram presentes os conselheiros das Câmaras Temáticas e artistas locais que após a exposição dos critérios e premiações relacionados aos editais, abriram uma conversa informal a respeito da importância da continuidade de ambos os projetos.


Foto: Assessoria

Eurilinda Figueiredo, presidente da FGB, abriu as falas fazendo uma explanação geral a respeito dos objetivos, metas e relevância de ações como estas. “É muito significativo para a cultura local e este ano é especial já que Rio Branco faz 130 anos, então temos muito a comemorar e muito a continuar fazendo” afirmou.
Para esmiuçar o conteúdo dos editais foram chamados o músico Ronnie Blue e o artista plástico Natalino Santos, ambos conselheiros das Câmaras Temáticas de Música e Artes Visuais respectivamente. Eles explicaram com detalhes alguns critérios mais específicos como requisitos para inscrições, pré-seleção, desempate, e outros.


Natalino e Blue detalhando o conteúdo dos editais
Foto: Assessoria
Blue ainda destacou que as sugestões para formação das comissões julgadoras partiram dos componentes das Câmaras Temáticas, ou seja, dos próprios artistas que buscam estar envolvidos nas discussões que acontecem mensalmente em cada Câmara.
Em sua 8° edição, o “Concurso de Artes Visuais: as cores da cidade” busca fortalecer as identidades próprias do município. Dessa forma, as obras inscritas deverão abordar a cultura local através das categorias de pintura e técnicas mistas, desenho, escultura, gravura, e graffiti. 
Já o “Festival de Música Som da Cidade”, que está em seu segundo ano, tem o objetivo de promover a produção musical, em todas as suas vertentes, reafirmando a importância do trabalho desenvolvido pelos artistas acreanos. Com temática livre, podem se inscrever uma diversidade de trabalhos, atentando no entanto, para a exceção daqueles de cunho religioso ou de caráter preconceituoso.
Para participar dos dois processos os candidatos deverão estar inscritos no Cadastro Cultural do Município de Rio Branco – CCM. Se não for cadastrado, poderá se cadastrar no ato da inscrição, portando documento de identidade e CPF.   

Mais informações acessem os editais:



Nenhum comentário: