Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Acre promete inovar no I Encontro Latino-Americano de Graffiti

Por Cristiane Albuquerque (assessoria FGB) 

O artista plástico Tiago Tosh viajou na última terça-feira, 9, para representar o estado do Acre no I Encontro Latino-Americano Zig Zag - Graffiti e Street Art que acontece em La Plata, Argentina, nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro. 
O grafiteiro promete inovar com aquilo que chama de etnograffiti, um conceito que tomou forma no projeto aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura 2011, através da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, e que hoje conta com o apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura e do Fundo Nacional de Cultura-Edital 2012. 
O evento vai reunir artistas brasileiros, argentinos, chilenos, colombianos, venezuelanos, paraguaios e peruanos que além do graffiti e da street art vão apresentar trabalhos ligados a outros ramos da arte como fotografia, ilustração, teatro, pintura e música. 
Em meio ao verde da floresta surgiu um espaço multicultural onde as cores, cânticos e saberes indígenas se misturaram a uma variedade de outros processos culturais trazidos por diferentes grupos vindos de diversos pontos do planeta. A cidade de Rio Branco, capital do Acre, representa perfeitamente este cenário e foi nesse clima de conexões, diálogos e encontros que Tosh desembarcou. 

Tiago Tosh/foto: assessoria

Vindo do Rio de Janeiro em 2009, deparou-se com um arcabouço cultural extremamente rico, dotado de material suficiente para aguçar sua criatividade e construir, a partir daí, o conceito de etnograffiti, uma nova forma de conceber a arte de rua, através de um olhar focado na cultura local. 
O carioca deu os primeiros passos no mundo das artes ainda na década de 90, quando participou de alguns cursos promovidos pelo Grupo Cultural AfroReggae, em Vigário Geral. A partir de então não parou mais, atuando em uma variedade de trabalhos significativos como o Rio Graffiti e o Raízes em Movimento. 
Em Rio Branco ajudou a impulsionar o Hip Hop junto a outros artistas locais através de encontros e oficinas, atraindo um número cada vez maior de jovens a fazer arte de rua. De acordo com Tosh o Hip Hop - movimento cultural sustentado pela conexão entre o rap, o Break, DJ e o graffiti - precisa ser difundido em todo o país e a capital acreana oferece uma excelente abertura para que isso aconteça. 
O conceito de etnograffiti, por sua vez, começou a se construir a partir de seu encontro com as raízes culturais do povo riobranquense. Foi da mescla de sua vivência em uma cidade cosmopolita como o Rio de Janeiro e sua nova experiência em uma outra, bem menor, mas de cultura latente, repleta de histórias a serem contadas e a serem escritas, que Tiago resolveu registrar o “viver acreano”. 
Segundo ele o conceito visa valorizar o olhar para os Povos da Floresta. “É uma ferramenta visual enorme que ajuda a quebrar os pré-conceitos e valorizar a arte urbana e a ‘gente da terra’, unindo tradição e modernidade” completa. 

O etnograffiti de Tosh

Através do Projeto Etnograffiti, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da FGB, promoveu oficinas, capacitando jovens iniciantes nas técnicas do graffiti, assim como apontou novas possibilidades de pensar e fazer o Hip Hop em Rio Branco. E foi com o intuito de dar visibilidade ao Acre como um estado que investe e valoriza sua cultura que resolveu levar para o I Encontro Latino-Americano de Grafiti e Street Art, “esta nova forma de viver a arte de rua”.
A expectativa de Tiago para o evento é a melhor possível. “É um momento de troca entre os artistas. É uma excelente oportunidade para dividir minha experiência junto aos seres e saberes acreanos com o restante da América - latina” afirma.
Tosh retorna ao Brasil na próxima quarta-feira, 17, provavelmente repleto de outras histórias a serem compartilhadas através das cores de seus graffitis, colorindo ainda mais a cidade de Rio Branco.

Nenhum comentário: