Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

1° Campeonato Acreano de Ladainhas Canto das Senzalas começa em Rio Branco

Cristiane Albuquerque
(Foto: Val Fernandes)
A Federação Acreana de Capoeira (FAC) realiza o “Primeiro Campeonato Acreano de Ladainhas Canto das Senzalas”, que começou na última quinta-feira, 30, no Cine Teatro Recreio. A proposta dos organizadores é consolidar a atividade como parte do calendário cultural da cidade. O evento é financiado pelo Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour, com patrocínio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, Precult, e apoio das empresas Portal Viagens e Turismo, restaurante O Rio Branco, GCM Publicidade e Digicópias.
 
Fundada em 1992, a FAC tem como objetivo difundir a cultura afro-brasileira através do esporte. “E isso só é possível pela união dos grupos em busca de um bem maior, a capoeira” comenta o contramestre Caju, da Capoeira Cajueiro. Há quem diga que um bom capoeirista é aquele que valoriza a musicalidade em meio à atividade que pratica, e foi pensando justamente nisso que o evento é realizado com base na faceta musical que é tão própria dessa expressividade cultural.

É através do diálogo harmônico entre luta, dança e musicalidade que surge uma das mais belas expressões de arte e cultura, a capoeira. Genuinamente brasileira, traz em suas raízes as histórias de batalha e sofrimento de um povo que, mesmo subjugado por uma sociedade escravocrata, transformou a tristeza em alegria ao som de palmas e cantorias, acompanhadas por berimbaus e tambores, em um gingado único que reflete toda nossa brasilidade.

(Foto: Val Fernandes)
O Campeonato de Ladainhas está aberto a todos aqueles que queiram participar, e as inscrições só se encerram uma hora antes do início da competição. Além dos concorrentes, o evento conta com a participação especial de mestres como Luiz Renato (SP), Suassuna (SP), Catitu (SP), Kao (DF), Onça (GO), Risadinha (BA), Coruja (SP), Professor Gibi (SP) e Professor Invertebrado (SP). A programação comporta uma série de atividades, sendo elas realizadas em diferentes espaços: cerimônia de abertura (Cine Teatro Recreio), oficinas (sala de artes marciais do Sesc Bosque), batizado integrado (Mini Ginásio do Sesi) e o campeonato propriamente dito (Cine Teatro Recreio).

As oficinas são destinadas aos alunos das sete associações ligadas à federação: Capoeira Educar, Capoeira Nagô, Cordão de Ouro, Abadá Capoeira, Acre Brasil, Capoeira Cajueiro e Grupo Candeias. Da mesma forma, o batizado integrado é um grande encontro, uma confraternização entre os mais novos e os mais experientes capoeiristas de Rio Branco. Em média serão 350 crianças e adolescentes a serem batizados, entre eles meninos e meninas da APAE e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Garibaldi Brasil (FGB). Mais informações com Mestre Arrepiado, do grupo Cordão de Ouro: 9977-4990.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, dia 31
Oficina – Curso avançado de capoeira
Mestre Gibi (SP) – 9h às 9h50
Mestre Kao (DF) – 10h às 19h50
Contramestre Valdir (GO) – 11h às 11h50
 Local: Sala de Artes Marciais do Sesc Bosque

1° Campeonato de Ladainhas Canto das Senzalas
Local: Cine Teatro Recreio – 18h

Sábado, dia 1° de setembro
Oficina, treinamento e bate-papo com os mestres
Mestre Catitu (SP) – 9h às 9h50
Mestre Coruja e Professor Invertebrado (SP) – 10h às 10h50
Bate-papo com mestre Luiz Renato (DF) – 11h às 11h50
Local: Sala de Artes Marciais do Sesc Bosque

Batizado de Capoeira Integrado
Local: Mini Ginásio do Sesi, no Bosque – 16h

Nenhum comentário: