Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Palmas recebe gestores e secretários de cultura da região Norte


por Daianni Parreira (via Portal Prefeitura de Palmas/TO)

No primeiro dia da Conferência Municipal de Cultura, gestores e secretários da região Norte participaram do terceiro Encontro do Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte para tratar sobre as políticas e necessidades de investimentos federais e privados em Cultura nesta região. A programação da conferência se desenrolou até sábado, 14.

A conferência conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC), através das Secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura, de Políticas Culturais e a de Cidadania Cultural. Participaram do fórum, Henilton Menezes, Delson Luis Cruz e Pedro Domigues Monteiro, representantes do MinC, e demais gestores e secretários de cultura de Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, Roraima, Boa Vista, Porto Velho e Palmas.

O Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC) Henilton Parente de Menezes deu início ao encontro com uma breve exposição sobre a gestão do Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC e levantou a discussão acerca da Lei Rouanet – 8.313/91.

Outra questão abordada pelo Secretário Hamilton, com a colaboração dos demais participantes do fórum ocorreu em torno da criação de um Edital de incentivo a cultura patrocinado pela empresa Fundação Vale, de modo que contemple as demandas da Região Norte, apontadas pelos gestores.

“A Vale disponibilizará recursos para definirmos a arquitetura do Edital que será avaliado pelo MinC, para isto a formação e a pesquisa serão a base para recebermos esse recurso e o ponto de partida é o desenvolvimento de uma pesquisa sobre o Custo Amazônico para dar indicativos que norteará a aplicação do recurso que temos”, argumentou Delson Cruz, chefe da Representação Norte do MinC.

A presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), professora Kátia Maia, reforçou a necessidade de um trabalho operacional e efetivo dos gestores para acelerar a construção do Edital. “Precisamos formar um grupo de trabalho operacional para debruçarmos sobre a nossa realidade e fazer uma minuta de algo que nos oriente sobre esta proposta, esta estruturação para nós é fundamental” ressaltou.

Ao final do Fórum, os gestores chegaram ao consenso de criar um grupo de trabalho para a elaboração das diretrizes do Edital e também trabalhar a formação em elaboração de projetos nos municípios, além de outras demandas. A realização do próximo encontro ficou marcado para o dia 31 de maio e 1° de junho em Porto Velho - RO.

Nenhum comentário: