Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FGB inicia formação dos agentes do PELC/PRONASCI


Programa trouxe alguns desafios, o que faz com que o programa seja uma iniciativa inovadora

Oferecer cidadania e oportunidades através do esporte e lazer. Com esse objetivo, começou o hoje, dia 17, na Filmoteca Acreana, a “Formação Inicial - Módulo Introdutório” do Programa de Esporte e Lazer da Cidade de Rio Branco (PELC/PRONASCI). Como previa o Processo Seletivo Simplificado para Seleção e Contratação Temporária – Edital Nº 01/2011, destinado a selecionar Agentes Sociais de Esporte e Lazer e Coordenadores de Núcleo, os agentes começaram seu treinamento com os formadores do PELC, Khellen Cristina Soares e Evilásio Martins Vieira, enviados pelo Ministério do Esporte. Também estiveram presentes membros da equipe de governa da prefeitura e Ana Elenara Pintos, representantes do Ministério do Esporte.

Na solenidade, foi assinado o Termo de Ajuste de Conduta do PELC/PRONASCI pela diretora-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Eurilinda Figueiredo. Para ela, o projeto tem grande potencial e pode seguir com seus próprios passos. “Por seu caráter cidadão, o PELC/PRONASCI deve ser abraçado por todas as secretarias da prefeitura, inclusive pode ser mantido após o término dessa edição”, afirma.

Para o diretor da FGB, Afrânio Moura, o PELC/PRONASCI é uma das maiores ações dessa gestão no que se refere a esporte e lazer. “O programa é importante não apenas pela quantidade de pessoas atingidas, mas também pela qualidade das atividades oferecidas”, comenta. As aulas da “Formação Inicial – Módulo Introdutório” acontecem de 17 a 20 de janeiro no Colégio Acreano, localizado na Rua Benjamim Constant nº 687 – Centro.

Sobre o PELC/PRONASCI
O Ministério do Esporte implantou, desde 2003, o Programa Esporte e Lazer da Cidade que tem como principal objetivo suprir a carência de políticas públicas e sociais, que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas em situações de vulnerabilidade social e econômica, reforçadoras das condições de injustiça e exclusão social a que estão submetidas.

Para atender não apenas ao objetivo central da política pública de esporte e lazer, o programa vem reforçando ações estruturantes que qualifiquem sua execução, tanto do ponto de vista técnico administrativo, quanto do ponto de vista da ação em si, no sentido de construir, junto à população atendida pelo Programa, uma relação autônoma, crítica e protagonista, no campo do esporte e do Lazer.

Neste sentido, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer vem qualificando e consolidando as ações de formação de agentes do Programa Esporte e Lazer da Cidade, contribuindo para o desenvolvimento de um pilar importante na estruturação do Programa enquanto política de Estado.

Nenhum comentário: