Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Quinteto de Clarinetes inicia ensaios para temporada em 2012

Por Flávia Burlamaqui

Uma sala de aula, ou até mesmo o pátio da escola, se transforma em sala de concertos. De um lado o “palco” improvisado e do outro um grupo de estudantes. Este é o cenário que o grupo “Quinteto de Clarinetes” deseja instalar em escolas públicas de ensino fundamental de Rio Branco, em uma aula diferenciada, que pretende apresentar e aproximar as crianças das belezas da música erudita e da música popular brasileira. Esta é a proposta do projeto “Quinteto de Clarinetes nas escolas de Rio Branco”, aprovado no Edital 2011 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Crianças que não tem contato regular com a música clássica e com a MPB, e que em sua maioria têm poucas opções de lazer e cultura, terão a oportunidade de assistir as apresentações, o que resultará em benefícios como a inclusão social e cultural”, destaca José Everaldo da Silva, um dos integrantes do Quinteto.

O grupo já iniciou os ensaios, preparando o repertório a ser levado as escolas. As apresentações, que serão feitas de forma didática, terão duração média de 45 minutos, com 10 músicas, de compositores como Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Edson Rodrigues e Villa Lobos. “Também pretendemos tocar o hino acreano e algumas músicas de compositores locais”, destaca Wendel Gomes, também integrante do Quinteto.

O projeto será realizado em escolas municipais, e contará com a parceria do Centro de Multimeios, da Secretaria Municipal de Educação (SEME), que irá disponibilizar transporte e apoio pedagógico, e da Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos em Serviços Gerais (COOPSERGE). A perspectiva dos realizadores e dos parceiros é atender a uma média de 1.500 alunos.

“Com a execução desse projeto, desejamos utilizar a música como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. Além disso, pretendemos também ampliar o conhecimento musical dos alunos atendidos, já que a música é um bem cultural e não deve ser privilégio de poucos”, complementa Everaldo.

A previsão é que a temporada tenha início em fevereiro, com calendário ainda a ser definido. E esperar e conferir!

Nenhum comentário: