Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Festival de Música Som da Cidade 2011



FESTIVAL DE MÚSICA
SOM DA CIDADE

2011
PREFEITURA DE RIO BRANCO
Fundação Municipal de Cultura
Garibaldi Brasil


FESTIVAL DE MÚSICA SOM DA CIDADE 2011
REGULAMENTO

I - DO FESTIVAL


1.1. O Festival de Música Som da Cidade 2011 será realizado pela Fundação Garibaldi Brasil - FGB, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC, Rede Acreana de Cultura – RAC, Sistema Público de Comunicação, Curso de Licenciatura Plena de Música da Universidade Federal do Acre – UFAC, como parte da programação do 129º Aniversário da Cidade de Rio Branco, com a realização de 1 (uma) etapa eliminatória e 1 (uma) etapa final, a ocorrerem respectivamente nos dias 20 e 28 de dezembro de 2011.

1.2. As Etapas de Eliminatória e Final serão realizadas respectivamente na Sociedade Beneficente dos Operários de Rio Branco (SBORBA) e Praça da Bandeira (Novo Mercado Velho) nos dias 20 e 28 de dezembro de 2011, com transmissão da Etapa Final ao vivo, pela Rádio e TV Aldeia.

II. DOS OBJETIVOS

2.1. Valorizar e promover a musicalidade de Rio Branco, em todas as suas vertentes criativas.

2.2. Reafirmar a importância do trabalho desenvolvido pelos artistas acreanos.

2.3. Intensificar o movimento musical, descobrir e valorizar novos talentos, além de difundir a música como uma das linguagens essenciais da expressão cultural.

2.4. Incentivar e premiar os compositores e intérpretes, com o registro em SMD das obras classificadas, para memória e divulgação do festival e dos músicos participantes.

III. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1. Poderão participar do Festival Som da Cidade, compositores e intérpretes de músicas inéditas ou não inéditas, residentes na cidade de Rio Branco, sem restrição de temática, modalidade, estilo, ritmo ou influências musicais, exceto de cunho religioso.

3.2. É vedada a participação de funcionário lotado na Fundação Garibaldi Brasil, seja qual for sua condição de contratação, e de membros das Comissões de Pré-Seleção e Avaliação.

IV. DAS CATEGORIAS

4.1. As inscrições podem ser realizadas em 2 (duas) categorias:
a) Música Autoral Inédita – Música nunca gravada, editada e disponibilizada ao público em 2 (duas) modalidades:
a.1. Canção
a.2. Instrumental
b) Música Não Autoral (interpretação) – Música inédita ou não, editada e disponibilizada ao público em 2 (duas) modalidades:
b.1. Canção
b.2. Instrumental

4.2. Só concorrerá a vaga para gravação do SMD o inscrito na categoria Música Autoral Inédita e suas modalidades.

Parágrafo Único – É de responsabilidade do candidato a autorização para o uso de música que não seja de sua autoria.

V. DAS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições deverão ser efetuadas de 6 a 12 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h nos locais: Parque Capitão Ciríaco - Av. Dr. Pereira Passos, nº. 225 – Bairro 6 de Agosto. Centro Cultural Thaumaturgo Filho – Rua Luis Z. da Silva, 499 – Conjunto Manoel Julião, Bairro Estação Experimental. Centro Cultural Lydia Hammes – Rua Rio Grande do Sul, 3.251 – Bairro Aeroporto Velho. Centro Cultural Dona Neném Sombra – Rua Dezesseis de Outubro, 653 - Bairro Quinze, e Rádio e TV Aldeia - Rua Rui Barbosa, 371 – Centro, CEP 69.900-120.

5.2. No ato da inscrição todos os candidatos deverão apresentar:
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (impressa ou em letra de forma) e assinada pelo concorrente. No caso de candidato menor de idade (abaixo de 18 anos), deverá ser apresentada autorização de seu responsável Legal, ou a inscrição deverá ser feita diretamente pelo responsável.
b) 3 (Três) cópias impressas da letra da música inscrita, para a modalidade Canção.
c) CD com a música gravada na íntegra, em formato MP3, Wave ou WMA, com voz e pelo menos 1 (um) instrumento. Não serão aceitos outros formatos de mídia.

Parágrafo Único - Aos candidatos que necessitarem de auxílio para gravação de áudio (nos formatos especificados acima), a FGB disponibilizará um músico e equipamentos necessários. Os interessados deverão se dirigir ao Parque Capitão Ciríaco, dia 9 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

5.3. Cada candidato poderá inscrever apenas 1 (uma) música por Categoria (Música Autoral Inédita e Música Não Autoral).

5.4 Parcerias em composição (letra/música) devem ter a autorização autenticada em Cartório, anexa à documentação.

VI. DAS COMISSÕES

6.1. Comissão de Pré-Seleção – Formada por 3 (três) profissionais da área de música, indicados pela Comissão Organizadora do Festival, com a atribuição de avaliar as músicas inscritas e selecionar 24 (vinte e quatro) para Etapa Eliminatória.

6.2. Comissão Julgadora – Formada por 3 (três) profissionais da área de música, indicados pela Comissão Organizadora do Festival, com a atribuição de avaliar e selecionar as músicas resultantes da Etapa de Pré-Seleção, nas Etapas Eliminatória e Final.

6.3. As decisões da Comissão Julgadora, uma vez comunicadas à Organização do Festival e ao público, serão irrecorríveis e imutáveis de sentença.

VII. DA PRÉ-SELEÇÃO
7.1. O processo de Pré-Seleção será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2011.

7.2. Serão selecionadas 24 (vinte e quatro) músicas para a Etapa Eliminatória, de acordo com os seguintes critérios:
a) Canção – Letra, ritmo e melodia (5 a 10 pontos).
b) Instrumental – Ritmo, melodia e afinação (5 a 10 pontos).

7.3. O resultado das músicas selecionadas para a Etapa Eliminatória poderá ser conferido, a partir do dia 15 de dezembro, pelo endereço eletrônico www.culturarb.blogspot.com e Rádio Aldeia FM.

VIII. DA ETAPA ELIMINATÓRIA

8.1. A Etapa Eliminatória será realizada no dia 20/12, no SBORBA – Rua Rio Grande do Sul, Centro.

8.2. Na eliminatória serão escolhidas 24 (vinte quatro) músicas, sendo 6 (seis) músicas de cada Modalidade, seguindo os critérios de pontuação:
a) Critério 1: Virtuose (5 a 10 pontos)
b) Critério 2: Melodia (5 a 10 pontos)
c) Critério 3: Interpretação (5 a 10 pontos)
d) Critério 4: Letra* (5 a 10 pontos)
*Exceto para a modalidade Instrumental.

8.3. O inscrito que optar pela Banda Base deverá se inscrever* para os Ensaios, que ocorrerão nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de dezembro, das 14h às 21h, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho – Rua Luis Z. da Silva, 499 – Conjunto Manoel Julião, Bairro Estação Experimental.
*A opção para ensaio estará disponível na ficha de inscrição.

8.4. O resultado das músicas selecionadas para a Etapa Final será divulgado ao final das apresentações e poderá ser conferido, a partir do dia 22 de dezembro, pelo endereço eletrônico www.culturarb.blogspot.com e Rádio Aldeia FM.

IX. DA ETAPA FINAL

9.1. A Etapa Final será realizada no dia 28 de dezembro, na Praça da Bandeira (Novo Mercado Velho).

9.2. Na Etapa Final serão escolhidas 12 (doze) músicas, sendo 3 (três) músicas de cada Modalidade, seguindo os critérios de pontuação:
a) Critério 1: Virtuose (5 a 10 pontos)
b) Critério 2: Melodia (5 a 10 pontos)
c) Critério 3: Interpretação (5 a 10 pontos)
d) Critério 4: Letra* (5 a 10 pontos)
*Exceto para a modalidade Instrumental.

X. DAS APRESENTAÇÕES

10.1. As músicas classificadas poderão ser interpretadas pelos autores ou por pessoas que estes indicarem através de instrumento Legal de Procuração, anexo à documentação no ato da inscrição.


10.2. A passagem de som para a Etapa Eliminatória será realizada no dia 19/12, a partir das 16h, na SBORBA e para a Etapa Final, no dia 27/12, a partir das 16h, na Praça da Bandeira, Novo Mercado Velho. O candidato deverá comparecer nos locais citados, no horário estipulado pela Comissão Organizadora.

10.3. As apresentações tanto na Etapa Eliminatória quanto na Etapa Final terão início a partir das 19h. O candidato deverá comparecer nos locais citados, no horário estipulado pela Comissão Organizadora.

XI. DA PREMIAÇÃO

11.1. Após a apresentação na Etapa Final, será feita a premiação, de acordo com a classificação determinada pela Comissão de Avaliação.
Categoria Modalidade Premiação em R$
1. Música Autoral Inédita Canção 1º lugar: R$ 1.200,00
2º lugar: R$ 800,00
3º lugar: R$ 500,00
Instrumental 1º lugar: R$ 1.200,00
2º lugar: R$ 800,00
3º lugar: R$ 500,00
2. Música Não Autoral (interpretação) Canção
1º lugar: R$ 800,00
2º lugar: R$ 600,00
3º lugar: R$ 400,00
Instrumental 1º lugar: R$ 800,00
2º lugar: R$ 600,00
3º lugar: R$ 400,00

XII. DA GRAVAÇÃO DO SMD

12.1. Além da premiação, as 12 (doze) músicas vencedoras da categoria Música Autoral Inédita, nas modalidades Canção e Instrumental, farão parte da gravação do SMD “Som da Cidade 2011”, numa prensagem de 1000 (hum mil) exemplares.

12.2. Cada premiado terá direito a 20 (vinte) SMD. Os demais serão distribuídos em rádios, escolas e centros culturais do município de Rio Branco.

12.3. Os autores, músicos e intérpretes ficam cientes ao presente Regulamento, quanto aos Direitos Autorais de intérpretes e de imagens, e permitem o uso para gravação do SMD “Som da Cidade 2011”.

XII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. Não haverá empate em nenhuma das premiações.

12.2. A inscrição no Festival de Música Som da Cidade implica na concordância e aceitação de todos os termos do presente Regulamento.

12.3. A Comissão Julgadora poderá decidir por não premiar nenhuma música, se entender que as músicas não atendem aos critérios de avaliação constantes nesse Regulamento.

12.4. O material usado para avaliação poderá ser devolvido ao candidato, considerando o recebimento da solicitação formal encaminhada pelo mesmo a Fundação Garibaldi Brasil, até o dia 28 de janeiro de 2012. Não havendo resgate do material no prazo estipulado, o mesmo ficará à disposição da FGB, como acervo do município de Rio Branco.

12.5. Os casos omissos ou não esclarecidos neste Regulamento serão objeto de deliberação da Comissão Organizadora do Festival de Música “Som da Cidade” 2011.

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