Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A cidade e seu som


Revivendo o clima dos grandes festivais, a etapa eliminatória indicou as músicas para final do Festival de Música Som da Cidade


Música, agudos, graves, acordes, emoção, torcida, gritos, aplausos. Com essas palavras, podemos resumir o que foi a Eliminatória para a Final do Festival de Música “Som da Cidade” 2011. Esta fase aconteceu na noite desta terça-feira, dia 20, na Sociedade Beneficente dos Operários de Rio Branco (SBORBA). A entrada era franca e as torcidas não se fizeram de rogadas e se reuniram para torcer pelos músicos e canções preferidas.

Para resgatar toda a história dos grandes festivais riobranquenses de canções é que vem o Festival de Música Som da Cidade 2011. Apesar do curto prazo, foram 61 inscritos entre as categorias de ‘Música Autoral Inédita’ (Canção e Instrumental) e ‘Música Não Autoral’ (Canção e Instrumental).

A partir desta eliminatória foram escolhidos dezesseis finalistas para a decisão no dia 28, dia do aniversário de 129 anos de Rio Branco, no Calçadão do Novo Mercado Velho. Mas não se engane, ainda não tem nada definido. A músicas selecionadas serão julgadas novamente para definir os vencedores de cada modalidade. A premiação pode chegar até R$1.200,00.

Na categoria Música Autoral Inédita as canções escolhidas para a final são “Confidência Negra” de Hélio Montenegro, “A Cabocada” de Augusto Maia, “Cidadão de Bem” de Clenilson Batista da Silva, “Campo de Centeio” de Ronnie Blues, “Amazônida” de Franklin Pinheiro, “Pau Pereira” de Clara Macahé Paixão, “O Sanfoneiro de Tarauacá” de Carlos Alberto Baldner e “Índio Patachor” de Francis Nunes; já entre as instrumentais são “Relógio da Vida” de Caio Biasoli Marques e “Destruição Amazônica” de Mauricio Sena.

Já para a categoria “Música Não Autoral”, as canções finalistas são “Prelúdio” de Célia Gomes, “Janis Joplin de São Tomé” de Gregório Mendes com Jhonathan Silvano e “O tempo todo” de Leia Lima; e para instrumental são “Drifting” de Caio Biasoli Marques, “Segura Ele” de Grupo Sonativo e “Duas Marchas de José Pedro” de Alexandre Anselmo e Victor Romero.

Além da premiação, as quatorze músicas vencedoras da categoria Música Autoral Inédita, nas modalidades Canção e Instrumental, foram selecionadas para integrar a gravação do SMD “Som da Cidade 2011”, numa prensagem de 1000 exemplares.

O Festival de Música Som da Cidade 2011 é realizado pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, através da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Rede Acreana de Cultura (RAC), Sistema Público de Comunicação do Acre, Curso de Licenciatura Plena de Música da Universidade Federal do Acre (UFAC), como parte da programação do 129º Aniversário da Cidade de Rio Branco.

Nenhum comentário: