Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

III Conferência Municipal de Cultura terá Hélio Melo como patrono


Lançamento de coletânea e exposição com as obras de Hélio Melo estão entre as homenagens a este artista multifacetado

Uma das principais atrações da III Conferência Municipal de Cultura de Rio Branco é a homenagem que o evento prestará ao seu patrono: Hélio Melo. Durante a programação, será realizado o lançamento do livro “Hélio Melo - Coletânea de Textos”, onde são reunidos em uma publicação especial alguns dos escritos do artista. Além da publicação, haverá a Exposição Hélio Melo, durante os três dias de Conferência, com 16 de suas obras no Hall do CineTeatro Recreio.

Mais que uma coletânea, o livro “Hélio Melo - Coletânea de Textos” é um justo tributo para um dos principais artistas que o Acre já teve: Hélio Holanda Melo. Vindo da lá da Vila Antimari, em Boca do Acre/AM, no meio da Floresta Amazônica, não é um caso de acreano de nascimento, mas por dedicação e amor.

Seu Hélio foi artista plástico, compositor, músico, escritor, contador de histórias e, até mesmo, ator – como é possível assistir no documentário “A Peleja de Hélio Melo com o Mapinguari do Antimary”, de Silvio Margarido. Foi também seringueiro, no seringal Senápolis, catraieiro na travessia de pessoas entre as margens do rio Acre, barbeiro e vigia.

Em cada texto de Hélio Melo, o leitor é convidado ao fantástico cotidiano dos seringueiros. Seja no modo como são contadas as histórias, seja na descrição dos bichos e suas curiosidades, das situações e da espiritualidade, tudo é dito da maneira mais clara, pueril e sincera. Hélio ensina e critica sem perder o tom afetuoso.

Seu Hélio e suas tintas feitas com o sumo de plantas da região pintaram a cara do Acre, ressaltando o universo de idéias típicas da floresta. Tanto a exposição quanto a publicação trazem pinturas e textos produzidos por ele, revelando outra objetividade diferente da que vemos na cidade e que resulta em expressões artísticas diferenciadas que influenciam as expressões urbanas.

As atrações são marcadas pelo bom humor, sabedoria, análise e história. Nelas são desvendadas visões com bases culturais simples do seringal, porém profundas e reveladoras.

Objetivo: O Plano Municipal de Cultura de Rio Branco
Nos dias 17, 18 e 19 de novembro acontece a III Conferência de Cultura de Rio Branco. No dias 17, o credenciamento começa às 18h, e a abertura se dará às 19h. Já nos dias 18 e 19, os trabalhos se iniciam às 8h da manhã e se estendem até as 19h. A Conferência, instância em que gestores, conselheiros do CMPC, artistas e fazedores de Arte e Patrimônio Cultural, e quem mais tiver interesse na discussão da política cultural – discutirá e deliberará a proposta de Plano Municipal de Cultura, pactuando para os próximos dez anos os rumos da política pública para a Cultura de Rio Branco.

Serviço
Lançamento da publicação “Hélio Melo – Coletânea de Textos”
Dia 17, às 21h
No CineTeatro Recreio

Exposição Hélio Melo
Dia 17, a partir de 18h
Dias 18 e 19, a partir de 8h
No Hall do CineTeatro Recreio

Nenhum comentário: