Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Diversão marca encerramento do Projeto “Brincando como Antigamente”


“Hoje tem espetáculo? Tem, sim sinhô. É às oito da noite? É, sim sinhô. Hoje tem marmelada? Tem, sim sinhô. Hoje tem goiabada? Tem, sim sinhô. É de dia? É sim, sinhô!” O Espetáculo foi de dia, no dia ultimo dia 06, sim sinhô. Foi o encerramento do projeto da Fundação Garibaldi Brasil, financiado pelo Ministério da Cultura, “Brincando como Antigamente: Jogos e Brincadeiras Tradicionais” no Cine Teatro Recreio, depois de um ano de muita brincadeira.

A cerimônia de finalização não podia ser desanimada. Por isso, o Projeto encerrou suas atividades junto com o primeiro dia da Programação do Dias das Crianças da FGB. Afinal, o último dia de um projeto sobre as brincadeiras de antigamente não podia terminar de outra forma que não fosse brincando e fazendo a garotada divertir-se.

Primeiro a sessão de cinema, mostrando um documentário sobre as atividades do projeto. Quando a criançada, que lotou a sala de cinema do Cine Teatro Recreio, se reconhecia nas imagens era aquela animação. Em seguida, todos foram ao teatro para gargalharem com a apresentação do Espetáculo Teatral “A Menina e o Palhaço” do Grupo do Palhaço Tenorino.

Na hora da saída todos ganharam um lanche, enquanto esperavam o transporte. Na platéia tinha criança do Educandário Santa Margarida, da Escola Maria Angélica de Castro, além das crianças que freqüentam os centros culturais do município; Parque Capitão Ciríaco, Centro Cultural Lydia Hammes, Neném Sombra e do Quadrilhódromo.

Com diversão e um gostinho de quero mais o Projeto “Brincando como Antigamente: Jogos e Brincadeiras Tradicionais” despediu-se dos palcos.

Jogos e Brincadeiras

O projeto “Brincando como Antigamente: Jogos e Brincadeiras Tradicionais” com o financiamento do MinC iniciou suas atividades em 2010. Além de ensinar as brincadeiras para as crianças ele também resgatou as memórias destas brincadeiras entrevistando os idosos “O projeto trabalhava com o registro, comparando o antigo e o novo, os idosos são justamente para mostrar as brincadeiras de antigamente, as nossas heranças, de onde as brincadeiras surgiram, quais as influencias que sofreram e passar para as crianças a importância das brincadeiras” explica Shelley Torres de Oliveira, coordenadora do projeto.

Foram 3.992 crianças aprendendo a brincar com os jogos de brincadeiras de antigamente, na Zona Rural, Educação Infantil, e nos núcleos de atendimento que foram: no Centro de Tradições Populares, na Casa Dona Neném Sombra, Centro Cultural Thaumaturgo Filho, Educandário Santa Margarida, Centro de Multimeios, Parque Urbano Capitão Ciriaco, Centro cultural Lydia Hammes e o Horto Florestal.

Formação, cursos, oficinas de confecção de brinquedos a partir do material reciclado também foram ações do projeto. Assim, não apenas as crianças aprendiam, mas também as 12 agentes contratadas para brincarem com as crianças, como diz a agente Izabelle Silva do Nascimento “O projeto ele me ensinou muita coisa. Eu aprendi a respeitar o espaço das crianças, a lidar com elas, eu aprendi brincadeiras, fazer brinquedos, brinquedos que eu nunca tinha visto. Eu na minha infância não me lembro de ter brincado de pé de lata, e eu aprendi a brincar de pé de lata, e a confeccionar”.

O Projeto “Brincando como Antigamente” deixou lembranças boas em todos as pessoas que tiveram contanto com ele, afinal o “Brincando como Antigamente” tinha o sabor gostoso das infâncias de ontem, de hoje e do futuro, “brinquei muito, revivi minha infância, e estou podendo repassar tudo para meu filho”, finaliza Shelley Torres.

Nenhum comentário: